MEIO AMBIENTE

Ataque de onça assusta moradores do Altiplano Leste, no DF; PM procura animal

De acordo com o Batalhão Ambiental, equipes estão realizando buscas desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (17/2), mas o animal ainda não foi localizado

Renata Nagashima
postado em 17/02/2022 13:32 / atualizado em 17/02/2022 20:24
 (crédito: Material cedido ao Correio)
(crédito: Material cedido ao Correio)

Equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) buscam por uma onça suspeita de atacar outros bichos na região do Altiplano Leste, no Paranoá. Segundo a corporação, a caçada começou na manhã desta quinta-feira (17/2).

Na madrugada do último domingo (13/2), duas éguas foram atacadas, supostamente pela onça, em um haras da região. Um dos animais foi encontrado ferido e o outro, morto embaixo de uma árvore, com ferimentos no pescoço e na região da barriga.

Dono do haras onde as éguas viviam, Marco Antônio Sampaio Filho contou ao Correio que os ataques começaram em 6 de fevereiro. Na ocasião, 11 galinhas foram mortas. “E entrou novamente de sábado para domingo e matou uma potra e deixou outra ferida. A gente já contatou a polícia ambiental e eles estão aqui montando armadilhas e câmeras de detecção para encontrar a onça e capturá-la”, relatou o advogado.

A PMDF disse que o batalhão ambiental tomou conhecimento dos ataques na segunda-feira (14/2). Até o momento a onça ainda não foi localizada e os militares trabalham com a instalação de câmeras e sensores para capturar o animal com segurança.

  • Potra atacada por onça fica ferida, em Altiplano Leste, no Paranoá
    Potra atacada por onça fica ferida, em Altiplano Leste, no Paranoá Material cedido ao Correio
  • Pegada de onça, em Altiplano Leste, no Paranoá
    Pegada de onça, em Altiplano Leste, no Paranoá Material cedido ao Correio
  • Égua escapou de ataque de onça, em Altiplano Leste, no Paranoá
    Égua escapou de ataque de onça, em Altiplano Leste, no Paranoá Material cedido ao Correio
  • Onça assusta moradores do Altiplano Leste.
    Onça assusta moradores do Altiplano Leste. Material cedido ao Correio

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Altiplano Leste, Randolfo Martins de Oliveira, a onça vem aparecendo desde novembro do ano passado. “Em novembro e dezembro foi detectada a presença de felinos da região. Em janeiro, houve uma filmagem deste animal e a gente constatou que era uma onça”, contou.

Na chácara de outro morador, o bicho matou seis ovelhas e uma delas foi encontrada há 200 metros do local onde as outras estavam, já dentro da mata próximo a propriedade. “Essas situações foram relatadas às autoridades que já estão na região fazendo a confirmação do animal, e em seguida fazendo a captura para que seja removido em segurança e com vida para outro local”, completou Randolfo.

Um vídeo gravado por moradores, cedido ao Correio, mostra um animal de grande porte andando pela região, próximo a uma chácara. As imagens foram gravadas em janeiro, mas só foram divulgadas nesta quinta-feira (17/2). Confira:

*Colaborou Arthur Souza.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação