Pandemia

Organizadores do bloco que saiu em "protesto" no DF podem levar multa de R$ 20 mil

Na tarde deste domingo (27/2), mais de 500 pessoas se reuniram no Buraco do Tatu, mesmo com as regras importas pelo GDF. Como prevê o decreto, festas ou eventos carnavalescos estão proibidos

Darcianne Diogo
postado em 27/02/2022 19:45
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Os organizadores do “bloco do protesto” — evento que reuniu mais de 500 foliões no Buraco do Tatu, neste domingo (27/2) — podem ser multados em até R$ 20 mil por descumprimento dos protocolos sanitários impostos pelo Executivo local para conter o avanço da covid-19. Para aplicar a penalidade, as equipes da DF Legal precisarão identificar os responsáveis.

Conforme prevê o decreto, estão proibidas festas ou eventos carnavalescos na capital. A operação Carnaval dispõe de uma força-tarefa, que reúne oito órgãos, incluindo a Polícia Militar do DF, DF Legal e Procon. Diariamente, as equipes fiscalizam as áreas públicas e estabelecimentos comerciais, uma vez que esse tipo de festa está proibida, mesmo que seja promovida em bares ou restaurantes.

No entanto, mesmo com as restrições, algumas pessoas não se intimidaram e se reuniram no Buraco do Tatu para a folia. Um grupo de instrumentistas afirmou ao Correio tratar-se de um bloco de protesto contra a criminalização do carnaval. “Ao ar livre é menos perigoso. Estamos vacinados, inclusive, contra a ditadura”, disse sob a condição de anonimato.

Procurada pela reportagem, o DF Legal informou que nenhuma manifestação carnavalesca está autorizada pelos atuais decretos vigentes. No fim da tarde, as equipes foram até o evento. “É importante informar que esta secretaria é uma dentre os oito órgãos que integram a força-tarefa criada para o enfrentamento da pandemia e que tem a responsabilidade concorrente com estes demais órgãos de promover a fiscalização das medidas restritivas estabelecidas no decreto da Covid”.

O DF Legal destacou, ainda, que todas as medidas que estão sendo tomadas são para evitar a proliferação da Covid-19 no Distrito Federal, preservando vidas e alertou a população. “Pedimos a compreensão da população e esperamos que, com essas medidas, possamos reduzir os índices de transmissão e o quanto antes retornarmos a normalidade, inclusive com uma folia segura no ano de 2023”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação