Pandemia

DF tem taxa de ocupação de UTI 'crítica', alerta Fiocruz

Para Fiocruz, nível crítico é quanto a taxa fica igual ou superior a 80%. Hoje, no DF, 91,59% estão ocupados, com 44 pacientes na fila

A taxa de ocupação de leitos de UTI covid-19 para adultos do Distrito Federal está na zona de alerta crítico. A informação está na nota técnica, publicada nesta quinta-feira (10/2), pelo Observatório da Fiocruz.No boletim a instituição divulga as unidades da federação que mais despertam preocupação e define que, situação crítica é quando as taxas de ocupação de leitos são iguais ou superiores a 80%. O DF aparece em primeiro lugar no ranking de 27 unidades da federação.

Neste sábado (12/2), 44 pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 aguardam por um leito de UTI. Os dados do Portal Info Saúde, revelam que a taxa de ocupação na rede pública está em 91,59%, assim distribuídos: adultos (100%); pediátricos (70%); neonatais (25%). Já na rede privada, a taxa de ocupação de UTI para crianças atingiu 100% e a de adultos está em 82,52%.

Taxas alarmantes

No cenário nacional,o ranking elaborado pela Fiocruz mostra que logo atrás do DF, a unidade da federação com com a segunda maior taxa de ocupação de leitos de UTI é o Mato Grosso do Sul (92%), seguido de Rio Grande do Norte (89%), Pernambuco (88%), Espírito Santo (87%), Piauí (87%), Mato Grosso (81%), Tocantins (81%) e Goiás (80%). “Como temos sublinhado, a elevadíssima transmissibilidade da variante Ômicron pode incorrer em demanda expressiva de internações em leitos de UTI, ainda que a probabilidade de ocorrência de casos graves seja mais baixa”, pontua o documento.

Segundo o texto, a persistência de taxas de ocupação de leitos de UTI em níveis críticos na capital federal, preocupa. “Raticamos a preocupação com o espalhamento da variante Ômicron em áreas de baixa cobertura vacinal no país e com recursos assistenciais complexos precários. São condições que podem propiciar a elevação do número de óbitos por covid-19, mesmo considerando a menor agressividade da variante agora dominante”, ressalta.

O boletim reforça, ainda, a importância de avançar na vacinação e de “banir estratégias que vêm sendo empregadas para dificultá-la, especialmente na população de crianças de 5 a 11 anos”. Segundo a Fiocruz, a exigência do passaporte vacinal é uma política de estímulo à vacinação. “É também fundamental controlar a disseminação da covid-19, sendo central a realização de campanhas de distribuição e o endurecimento da obrigatoriedade de uso de máscaras adequadas em locais públicos”, completa.

Promessa de leitos

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta quarta-feira (9/2), o lançamento de uma licitação para abertura de leitos destinados a pacientes com covid-19 no Hospital da Polícia Militar (HPM). A intenção do chefe do executivo é que esses leitos sejam abertos o mais rápido possível para diminuir as filas de espera.

A previsão é que, nos próximos dez dias, o HPM já esteja com os leitos abertos e em funcionamento para a população. "Estamos empenhados na abertura de mais leitos para atender a população nessa terceira onda, que veio com muita violência e que tem internado muitas pessoas", disse o governador.