Crime

Com pandemia, crescem denúncias de maus tratos a animais nos últimos anos

Entre 2019 e 2021, houve um aumento de 64,6% no número de casos. Ceilândia, Samambaia Plano Piloto e Sobradinho lideram ocorrências

Júlia Eleutério
postado em 08/03/2022 06:00 / atualizado em 08/03/2022 13:13
Manter o animal em locais sem higiene ou trancados em lugares que o privem de ar ou luz é considerado maus tratos -  (crédito: Arquivo pessoal)
Manter o animal em locais sem higiene ou trancados em lugares que o privem de ar ou luz é considerado maus tratos - (crédito: Arquivo pessoal)

Com 958 ocorrências de maus tratos e crueldade contra animais, entre 2019 e 2021, o Distrito Federal vive uma escalada dos casos. De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que divulgou os dados, os números apontam uma tendência de crescimento preocupante. Em 2019 eram 243, em 2020 foram 315 e em 2021 as notificações chegaram a 400, um aumento de 64,6% em relação a 2019.

Para o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, da Ordem dos Advogados na seccional do Distrito Federal, Arthur Regis, a pandemia é um fator que pode ter influenciado, considerando o cenário de deterioração das condições econômicas das pessoas, assim com uma maior conscientização da população, que pode estar denunciando mais. "Tornou-se inaceitável socialmente maltratar outros seres vivos. Ao se decidir por incorporar um animal à sua família é muito importante exercer a guarda de forma responsável e carinhosa", destaca o presidente da comissão.

De acordo com a Lei federal 9.605/1998, é considerado crime "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos". A pena é detenção, de três meses a um ano, e multa, podendo ser aumentada de um sexto a um terço, se ocorrer a morte do animal.

A região administrativa com o maior número de casos é Ceilândia, com 100 denúncias, seguida por Samambaia, 66; Plano Piloto, 63; Sobradinho 2, 57; e Planaltina, 54.

Casos recentes

Recentemente, dois casos de violência contra animais revoltaram os brasilienses. Um jovem de 27 anos foi preso em flagrante pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) acusado de esfaquear e matar o cachorro da própria irmã. O caso aconteceu no dia 23 de fevereiro, em Brazlândia. O autor responderá pelo crime de maus-tratos a animal com resultado morte.

Dez dias antes, câmeras de segurança de um prédio residencial no Paranoá registraram o momento em que um motorista atropelou, matou uma cadela e fugiu sem prestar qualquer socorro. O vídeo ainda mostra o desespero do dono do animal, que presenciou o atropelamento. O autor, um homem de 37 anos, foi preso em flagrante pela PCDF.

Denúncia

Denúncias contra maus tratos e crueldade contra animais podem ser feitas na Ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF) pelo telefone 162 ou pelo site www.ouv.df.gov.br. A Dema também pode ser acionada diretamente pelo número 197, pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br ou Whats
App 98626-1197. O Batalhão Ambiental da Polícia Militar atende 24 horas pelo telefone 3190-5190 e pelo WhatsApp 99351-5736. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) possui três canais de contato através da linha verde: 0800-618080, www.ibama.gov.br/cadastro-ocorrencias , e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br. A Secretaria de Agricultura (Seagri) trabalha com apreensão de cavalos e pode ser contatada pelo número 3274-2338.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Operação visa coibir crimes de maus-tratos contra animais
    Operação visa coibir crimes de maus-tratos contra animais Foto: PCDF/Divulgação
  • Animais em situação de maus tratos são resgatados após tutor ser denunciado por espancá-los
    Animais em situação de maus tratos são resgatados após tutor ser denunciado por espancá-los Foto: Material cedido ao Correio
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação