Mudanças

Após exigências do MPDFT, Iges adota medidas de fortalecimento interno

Com objetivo de fortalecer o ambiente interno, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde adotou práticas de integridade e governança

Rafaela Martins
postado em 08/03/2022 23:12
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), em cumprimento a recomendação da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus), adotou práticas de integridade e governança interna, a partir desta terça-feira (8/3).

A Prosus indicou que o instituto adotasse o programa de conformidade (Compliance). De acordo com Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o Iges implantou um programa de conformidade com objetivo de proteger a entidade dos atos lesivos que resultem em prejuízos financeiros causados por irregularidades, desvios de ética e de conduta.

Dentre as medidas recomendadas pelo Ministério Público, em dezembro de 2020, o “Código de Ética e Conduta”, está sendo implantado em todas as unidades de saúde. O site da empresa passou a publicar, periodicamente, as ações e treinamentos desenvolvidos pela assessoria, inclusive com o auxílio de órgãos de controle, além de ter criado o canal de denúncia vinculado à ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF).

O Instituto também fortaleceu a assessoria e governança, responsável por implementar, monitorar e executar o Programa de Integridade da entidade. A unidade de compliance faz parte da estrutura organizacional da controladoria interna, responsável pela melhoria do serviço de governança.

Além disso, os fornecedores de produtos e serviços, de acordo com o que foi estabelecido, são submetidos ao “due diligence”, com avaliação do histórico antes de fechar a relação contratual e aplicação de medidas disciplinares para os que causarem atos lesivos à entidade, conforme os relatórios de perfil e de conformidade.

Com informações do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação