Programa

Zero Violência contra Mulheres e Meninas leva debates à Sobradinho

Com programação variada até 25 de março, programa Jornada Zero Violência contra Mulheres e Meninas proporciona encontros, debates e atividades com o público feminino de Sobradinho

Correio Braziliense
postado em 14/03/2022 20:52
 (crédito: SMDF/Divulgação)
(crédito: SMDF/Divulgação)

A partir desta segunda-feira (14/3), Sobradinho recebe a quarta edição do programa Jornada Zero Violência contra Mulheres e Meninas, que proporciona encontros, debates e atividades com o público feminino da cidade. Na abertura da agenda, às 19h, houve um encontro na administração local, onde governo e comunidade se reuniram para discutir a causa. Programação vai até 25 de março.

Com o Jornada Zero, a região administrativa receberá visitas da equipe da Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF). O evento vai contar com palestras, rodas de bate-papo e uma caminhada pela região para reforçar a importância do combate à violência de gênero e mostrar quais os caminhos disponíveis de proteção e de acolhimento das vítimas.

Na programação, ainda estão previstos um encontro com os homens, para falar sobre violência de gênero, e um bate-papo com diretores e coordenadores da rede de ensino local para ajudar a divulgar a importância do tema dentro das escolas.

Em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP) e a Administração Regional de Sobradinho, a Secretaria da Mulher (SMDF) se aliou às lideranças comunitárias e aos moradores da região para lançar a  mais uma edição do programa, que passou pelo Paranoá, em 2019, por Samambaia e por Planaltina, em 2021.

Equipamentos da rede de enfrentamento de Sobradinho serão visitados ao longo da programação. Para encerrar, a equipe da Secretaria da Mulher e lideranças locais vão fazer uma caminhada para a distribuição de cartazes informativos nos estabelecimentos comerciais.

O objetivo é mobilizar a população do DF para divulgar e fortalecer a rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. Para isso, a equipe do Jornada Zero vai orientar a população sobre como denunciar casos de violência contra a mulher, além de indicar os locais onde as vítimas podem procurar ajuda nessa região administrativa: Núcleo de Atendimento à Família e Autores de Violência Doméstica (Nafavd), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).

Serviços oferecidos pela Prevenção Orientada à Violência Doméstica e Familiar (Provid) pelos conselhos tutelares, pelas delegacias e também pela própria administração serão apresentados durante a jornada.

Políticas locais

Lideranças locais serão convidadas a conhecer e a compartilhar dados sobre ações e políticas do GDF voltadas ao acolhimento e à proteção das mulheres, de familiares e até mesmo de agressores, para multiplicar as informações.

Outra meta do programa é capacitar servidores e fortalecer a atuação das administrações regionais para que sejam pontos focais no atendimento às vítimas. Nesses locais, elas deverão ser acolhidas, orientadas e encaminhadas aos atendimentos especializados para cada caso.

Confira, abaixo, a programação do evento.

Apresentação do programa Jornada Zero

– Segunda-feira (14), às 19h, no auditório da Administração de Sobradinho – Quadra Central, Setor Administrativo, Lote A, Sobradinho

Visita aos equipamentos da rede

– Terça (15), a partir das 9h, com concentração na Administração de Sobradinho

Bate-papo com coordenadores e diretores de ensino

– Quarta (16), às 10h, no auditório da Administração de Sobradinho

Palestra com os homens

– Quarta (16), às 14h, no auditório da Administração de Sobradinho

Caminhada pela cidade

– Dia 25 de março, às 14h30, com concentração na Administração de Sobradinho

Com informações da Secretaria da Mulher

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação