PANDEMIA

Confira quais as regras continuam valendo nas academias do DF

Apesar de o uso de máscaras ter sido dispensado em academias, outras regras continuam em vigor com o intuito de impedir o aumento de casos de covid-19

Thays Martins
postado em 15/03/2022 13:01 / atualizado em 15/03/2022 13:30
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press                )
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press )

Com a mudança nas regras de combate à covid-19 no Distrito Federal, as máscaras de proteção facial deixaram de ser obrigatórias em ambientes fechados e abertos após quase dois anos. As academias estão inclusas nos locais em que o item não é mais necessário. Porém, outras regras sanitárias continuam em vigor. As normas estão publicadas nos decretos nº 43.054 de 2022 e no nº 43.072 de 2022

As academias do DF continuam obrigadas a disponibilizar álcool em gel 70% a todos os frequentadores, manter os banheiros e demais locais higienizados, privilegiar a ventilação natural. Além da necessidade de evitar aglomerações.

Também está mantida a exigência de higienização dos equipamentos de uso coletivo, tais como halteres, caneleiras, barras, colchonetes, máquinas e similares ao fim de cada utilização e antes do início das atividades. Após a higienização, é necessário sinalizar informando que está higienizado.

Não pode ter bebedouros. Em seu lugar, devem ser ofertados filtros de água para que os alunos usem suas garrafas de uso pessoal. O decreto também recomenda que se evite o contato entre alunos, professores, funcionários e colaboradores.

O decreto também manteve o artigo que exige máscara de proteção facial para empregados, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço. No entanto, o governo do Distrito Federal esclareceu ao Correio que o trecho se refere a profissões em que já era obrigatório o uso do equipamento antes da pandemia, o que não inclui professores de academia.  As aulas em grupo já estavam liberadas desde novembro do ano passado

Regras para academias do DF
Regras para academias do DF (foto: elaboração própria)

Academias e covid-19

Considerada vilãs no combate à covid-19, as academias passaram mais de 100 dias fechadas durante a pandemia. Porém, um estudo feito pela Universidade de Oslo, na Noruega, em 2020, não encontrou evidências de um risco maior de transmissão de covid-19 dentro de academias.

81,8% das pessoas que participaram do estudo usaram a academia pelo menos uma vez, e 38% pelo menos seis vezes. No final, os pesquisadores não encontraram casos relacionados à passagem pelo estabelecimento.

Apesar dos resultados animadores, um estudo feito pela Universidade de Stanford, na Califórnia, também em 2020, mostrou que academias e restaurantes são os locais com maior grau de transmissão de covid-19 caso as pessoas estejam sem máscara. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Nature.

Covid-19 no DF 


Nesta segunda-feira (14/3), o DF registrou 437 novos casos de covid-19 e nove mortes. A taxa de transmissão está em 0,57, quando esse índice está abaixo de um é uma indicação que a pandemia está em tendência de desaceleração.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação