O Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) vai lançar o mini-documentário o“O Baobá”, na próxima segunda-feira (21/3), Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial. O filme é uma homenagem às mulheres negras brasileiras que protagonizaram a luta antirracista,
O lançamento da obra acontece às 19h, no auditório Paulo Freire, na sede do Sinpro-DF, localizada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). A produção audiovisual foi realizada pela Secretaria de Raça e Sexualidade, em parceria com a Secretaria de Imprensa e Divulgação do sindicato.
O mini documentário mostra o plantio de baobás na Chácara do sindicato. Feito em novembro de 2021, a ação criou o Recanto dos Baobás. Em nove minutos, a obra traz entrevistas com especialistas e militantes históricos(as) da luta antirracista no Distrito Federal, que falam sobre a importância do Baobá para os povos africanos no continente e na diáspora — dispersão de um povo.
“Para muitos povos africanos, os Baobás são símbolo de ancestralidade e locais de aprendizagem, pois é à sombra dessa árvore que os mestres griô transmitem os valores e saberes ancestrais aos mais novos”, disse a coordenadora da pasta de Assuntos de Raça e Sexualidade, Márcia Gilda.
Além disso, ela explicou que no Brasil as árvores representam a resistência do povo escravizado. “Sua presença é marcante nos locais de maior ocupação negra no período escravocrata. E isso demonstra a ligação entre os africanos e suas origens, trazidos para cá (Brasil) à força”, explicou Márcia.
Serviço
A exibição do mini documentário “O Baobá” será celebrada com um coquetel de lançamento, no auditório Paulo Freire. Confira os horários:
19h – Recepção
19h20 – Fala de abertura
19h30 – Apresentação Cultural
19h40 – Exibição do filme
19h55 – Mesa de encerramento
20h10 – Coquetel
21h – Encerramento da atividade
Com informações do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF)
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.