chegada do outono

Lá vem o outono! Brasiliense se despede do verão com chuvas isoladas e calor

Essa sexta (18/3) será a última sexta do verão. O Inmet prevê céu com muitas nuvens e pancadas de chuvas isoladas

Yasmim Valois*
postado em 18/03/2022 10:07 / atualizado em 18/03/2022 10:11
As chuvas devem dar lugar a seca a partir deste mês -  (crédito: Ed Alves/ CB / DA Press)
As chuvas devem dar lugar a seca a partir deste mês - (crédito: Ed Alves/ CB / DA Press)

O fim do verão está chegando e, com ele, chegam a chegada da seca e o fim da onda de chuvas. Nesta sexta-feira (18/3,) os moradores de Brasília contarão com céu com muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas na capital, segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet). A previsão do tempo indica que a máxima será de 29°C e a mínima, de 18°C. A umidade relativa do ar pode variar de 40% a 95%.

Para sábado (19/3) e domingo (20/3), não há previsão de chuvas, de acordo com o meteorologista Cleber Souza, devido ao predomínio de uma massa de ar seco por conta da chegada do outono, o que não favorece precipitações durante o fim de semana. Segundo o especialista, tanto no sábado quanto no domingo a previsão do tempo indica máxima de 30°C e mínima de 18°C e a umidade relativa do ar pode variar entre 40% e 95%.

Chegada do outono


O verão no DF foi marcado pela presença intensa das chuvas, com trovoadas e granizo. Mas essa temporada chegou ao fim e agora é a vez do outono. A estação é caracterizada principalmente pelo fim da época de chuvas. Além disso, traz também a instabilidade térmica, com ventanias e nevoeiros, céu alaranjado e queda das flores e folhas.

De acordo com o meteorologista, a estação terá início no domingo, por volta de 12h33. “O outono é caracterizado por uma transição do período chuvoso para o período seco, então a tendência agora é que as chuvas reduzam cada vez mais e haja um predomínio do frio na região central”, explica.

O que acontece no outono?

Redução dos raios solares
• Por conta da inclinação do eixo de rotação terrestre, a incidência dos raios solares é mais branda. Isso dá uma impressão de o Sol estar “menos quente”, permitindo piqueniques e caminhadas de forma muito mais confortável.

O céu alaranjado
• No outono, a luz solar ilumina o céu mesmo durante os primeiros e últimos minutos do dia. Isso faz com que ele fique com uma coloração vermelho-alaranjada, criando uma aparência bonita e agradável, principalmente quando vem recheado de nuvens.

Instabilidade térmica
• O fato de ser um período de transição faz com que o outono tenha dias bem diferentes entre si. É comum um dia bem quente e uma temperatura bem mais fria apenas dois ou três dias depois.

Ventania e nevoeiros
• Os ventos ficam mais fortes com a chegada da nova estação. Além disso, é comum, principalmente em regiões serranas ou de grande altitude, a formação de nevoeiros no começo da manhã, o que traz um gostinho do clima de inverno.

Fim da época de chuvas
• O outono é conhecido por ser uma época de seca. As chuvas intensas e recorrentes do verão foram embora e há uma diminuição da umidade do ar. Por esse motivo, o número de casos de problemas respiratórios aumenta bastante nessa estação.

Queda das flores e folhas
• A diminuição da incidência dos raios solares e a redução da quantidade de chuvas deixam o clima menos favorável para as plantas, fazendo com que elas percam suas folhas a fim de economizar a energia que gastariam produzindo clorofila.

 *Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação