Fraude

TJDFT alerta a população para golpes utilizando o nome da Corte

Os suspeitos estariam enviando e-mails às potenciais vítimas, mencionando processos criminais em seus nomes e informando sobre a audiência, no entanto, sem colocar data nem local

Correio Braziliense
postado em 30/03/2022 17:38 / atualizado em 30/03/2022 17:49
De acordo com o órgão, os criminosos agem, principalmente, por meio do envio de e-mails fraudulentos. -  (crédito: FRED TANNEAU)
De acordo com o órgão, os criminosos agem, principalmente, por meio do envio de e-mails fraudulentos. - (crédito: FRED TANNEAU)

Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) divulgou, nesta quarta-feira (30/3), um alerta para a população a espeito da tentativa de golpes que estão ocorrendo usando o nome da instituição. Segundo a Corte, os criminosos têm agido, principalmente, por meios virtuais.

O Tribunal constatou, recentemente, que os suspeitos estariam enviando e-mails às potenciais vítimas, mencionando processos criminais em seus nomes e informando sobre a audiência, no entanto, sem colocar data nem local. “Tais envios têm como remetentes contatos de supostos advogados. Esses e-mails fraudulentos contêm um link para consultar o suposto processo. Contudo, o link leva para um programa que, segundo as orientações dos criminosos, deve ser baixado ao custo aproximado de R$ 100,00”, destacou o órgão.

Desta forma, a Casa alertou que os e-mails se tratam de uma tentativa de golpe, “uma vez que, ao se consultar o Processo Judicial Eletrônico (PJe), não constam processos com o CPF ou o nome dos destinatários da mensagem”. Além disso, o TJDFT ressaltou a importância de entrar em contato, através dos canais oficiais de comunicação da Corte (veja abaixo). “[...] e nunca ligar em qualquer número que esteja nesses documentos e e-mails, ou clicar em links disponíveis nos mesmos, sem a prévia confirmação”.

Outra dica dada pelo Tribunal do DF, é que o cidadão procure o número que possa constar no e-mail e/ou documento recebido e, caso haja algum registro de reclamação sobre fraude, reforçar o fato, para ajudar outras vítimas em potencial. Também deve ser verificada a extensão da página indicada no e-mail recebido. “Os sites de internet de órgãos públicos oficiais brasileiros tem endereços que terminam em .jus.br (Poder Judiciário), .gov.br (Poder Executivo) e .leg.br (Poder Legislativo)”, detalhou o TJDFT.

Boleto falso

A nota também informou sobre a possibilidade de envio de boletos falsos, em nome do TJDFT. “Se você receber um boleto de cobrança em nome do Tribunal, confira o endereço indicado e pesquise na internet sobre os dados bancários existentes”, frisou a Casa, orientando que, ao identificar qualquer tipo de fraude, deve-se registrar um boletim de ocorrência.

Por fim, a Corte lembrou que, aqueles que aderiram ao ‘Juízo 100% Digital’, recebem todas as informações sobre processos judiciais apenas no telefone, e-mail e endereço indicado pelo usuário. “Assim, verifique se as comunicações são provenientes da Vara na qual o seu processo está tramitando e, em caso de dúvida, confira a autenticidade dos links enviados com a própria Vara”, concluiu o TJDFT.

Caso haja alguma dúvida, os contatos do Tribunal são:

- Alô TJ: 159
- Ouvidoria do TJDFT: 0800 61 46466 (das 12h às 19h, em dias úteis)
- ouvidoria@tjdft.jus.br

Com informações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação