Recursos Hídricos

Sistema Corumbá será inaugurado na próxima quarta-feira (6/4)

Inicialmente, o projeto atenderá 1,3 milhão de pessoas, com vazão de 2,8 mil litros de água por segundo. No futuro, a construção deve beneficiar até 2,5 milhões de habitantes do DF e de Goiás, de acordo com a Caesb e a Saneago

Correio Braziliense
postado em 01/04/2022 10:43 / atualizado em 01/04/2022 10:43
As regiões do DF que serão atendidas diretamente por Corumbá são: Gama, Park Way, Recanto das Emas, Riacho Fundo 2 e Santa Maria. -  (crédito: Divulgação/Caesb)
As regiões do DF que serão atendidas diretamente por Corumbá são: Gama, Park Way, Recanto das Emas, Riacho Fundo 2 e Santa Maria. - (crédito: Divulgação/Caesb)

O Sistema Produtor de Água do Corumbá será inaugurado na próxima quarta-feira (6/4). A obra, que está sob responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago), permitirá segurança hídrica à população e extinguirá o racionamento nas próximas décadas, segundo a Caesb.

A cerimônia de inauguração deve contar com a presença dos governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e de Goiás, Ronaldo Caiado (Democratas). Além disso, os presidentes da Caesb, Pedro Cardoso, e da Saneago, Ricardo Soavinski, também irão participar do evento.

Sistema

O Sistema Produtor de Água do Corumbá é um conjunto de obras para captação de água no reservatório de Corumbá 4, com estruturas de tratamento que tornam a água potável e seja, assim, distribuída para a população do DF e de Goiás. O ponto de captação no Reservatório de Corumbá fica no município de Luziânia (GO).

As regiões administrativas do DF que serão atendidas diretamente por Corumbá são: Gama, Park Way, Recanto das Emas, Riacho Fundo 2 e Santa Maria. Com as obras de interligação, vão ser contempladas também cidades como Águas Claras, Arniqueira, Núcleo Bandeirante, Taguatinga e Ceilândia.

As etapas que ficaram sob a responsabilidade do DF foram os testes operacionais e ajustes nos equipamentos da estação de tratamento de água e elevatória de água tratada, serviços executados na conclusão da captação e estação elevatória de água bruta de Goiás.

O abastecimento ocorrerá em duas fases. A princípio, o projeto atenderá 1,3 milhão de pessoas, com vazão de 2,8 mil litros de água por segundo. A construção vai beneficiar até 2,5 milhões de habitantes do DF e de Goiás. No futuro, essa capacidade pode chegar a 5,6 mil litros por segundo. Cada unidade federada ficará com metade da vazão produzida.

Com informações da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação