Previsão do tempo

Calor continua no DF: temperatura máxima pode chegar a 31ºC nesta terça

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima registrada foi de 14ºC em Águas Emendadas, Planaltina. A umidade relativa do do ar varia entre 25% e 90%.

Carlos Silva*
postado em 05/04/2022 08:40 / atualizado em 05/04/2022 08:42
 (crédito:  Minervino Júnior/CB/D.A Press                )
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press )

O brasiliense pode se preparar para mais calor ao longo desta semana. Nesta terça-feira (5/4), a temperatura máxima pode chegar aos 31ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A mínima registrada foi de 14ºC em Águas Emendadas, Planaltina. A umidade relativa do do ar varia entre 25% e 90%.

Segundo Mamedes Melo, meteorologista do Instituto, a onda de calor se deve a um fenômeno chamado veranico, caracterizado por um período de estiagem e calor intenso em estação chuvosa. "É normal que haja um período sem chuva de 7 a 14 dias, causado por um fenômeno chamado veranico. Porém, é esperado que haja chuva na segunda quinzena de maio”, explica.

Cuidados
Durante o período de calor é recomendável que se tome alguns cuidados com a hidratação e o tempo de exposição ao sol. Segundo orientações da Defesa Civil do DF, além do uso da máscara de proteção individual, é importante manter-se sempre hidratado (principalmente, crianças e idosos), lavar as mãos com frequência e colocar chapéus e óculos escuros para se proteger do sol.

Além disso, também é importante manter os ambientes domésticos sempre úmidos na hora de dormir, com uso de toalhas molhadas, recipientes com água e vaporizadores. Aplicar soro fisiológico também é importante para evitar o ressecamento dos olhos e do nariz.

Vale lembrar que também é preciso tomar cuidados com infecções. Por isso, é importante evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados com ar condicionado, pois o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções.

*Estagiário sob a supervisão de Vinicius Nader

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação