SAÚDE

Ação incentiva vacinação e prevenção contra covid-19 em escolas do DF

Semana Saúde na Escola, do Ministério da Saúde, trata também, de forma lúdica, de saúde bucal, meio ambiente e paz. Na capital, 365 colégios públicos participam da iniciativa

Correio Braziliense
postado em 06/04/2022 15:39 / atualizado em 06/04/2022 15:40
Há, por exemplo, atividades com os personagens Coronavírus, Vacina e Mosquito da Dengue -  (crédito: Agência Saúde DF/Divulgação)
Há, por exemplo, atividades com os personagens Coronavírus, Vacina e Mosquito da Dengue - (crédito: Agência Saúde DF/Divulgação)

Visando a promover a saúde da comunidade escolar por meio da educação das crianças, o Programa Saúde na Escola (PSE) vai visitar 365 unidades da rede pública de ensino do Distrito Federal até sexta-feira (8/4). O projeto, do Ministério da Saúde, desenvolve atividades lúdicas em torno de 13 temas, como saúde ambiental, alimentação saudável, cultura de paz e saúde bucal.

Há, por exemplo, atividades com os personagens Coronavírus, Vacina e Mosquito da Dengue. As ações podem variar entre teatrinhos, palestras, rodas de conversa e oficinas. A escolha fica por conta da equipe de saúde da família da Unidade Básica de Saúde (UBS) responsável pelo território da escola.

Na Escola Classe 29 de Ceilândia, cerca de 180 alunos, de 5 a 12 anos, participaram da primeira ação da Semana Saúde na Escola, organizada por oito servidores da UBS 2 da região.

Os profissionais de saúde confeccionaram fantasias, escreveram roteiros e ensaiaram as esquetes sobre covid-19 e dengue. Com uma linguagem simplificada e de forma lúdica, eles explicaram o que é o coronavírus, quais os sintomas e como se proteger. Os temas abordados são atuais, e as crianças se envolvem porque são pessoas de fora. A novidade empolga os estudantes.

A equipe da UBS 2 de Ceilândia promove ações constantes na escola, como no retorno às atividades presenciais, quando realizou também uma atividade de educação em saúde para prevenir a contaminação pelo coronavírus. Em outro momento, a dentista que atende na unidade de saúde abordou a importância da higiene bucal e distribuiu kits com escova, creme dental e fio dental para as crianças.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação