Obituário

Morre Ubaldo Benedito da Costa, mais conhecido como Carimbó

Referência na comunidade quilombola Mesquita, localizada na cidade de Luziânia, Ubaldo morreu nesta quarta-feira (6/4)

Rafaela Martins
postado em 06/04/2022 17:55 / atualizado em 06/04/2022 17:55
Ubaldo Benedito da Costa era referência na comunidade quilombola de Mesquita -  (crédito: Reprodução/Redes sociais)
Ubaldo Benedito da Costa era referência na comunidade quilombola de Mesquita - (crédito: Reprodução/Redes sociais)

Pertencente à comunidade Quilombo Mesquita, Ubaldo Benedito da Costa, mais conhecido como Carimbó, morreu nesta quarta-feira (6/4). O anúncio foi realizado por meio de um texto publicado nas redes sociais do povoado. A nota de pesar contou brevemente a trajetória do Carimbó e se despediu da figura marcante.

“Ele foi uma pessoa muito importante para Mesquita, pois guardava em seu quintal o cultivo do Pequi, onde plantou mais de 200 pés. Quando era criança aprendeu com seus pais o cultivo do marmelo e de outras plantas da comunidade”, disse o texto.

Ativista, Ubaldo participava e colaborava com as lutas em defesa da terra mesquita. Além disso, o homem esteve presente no momento que Juscelino Kubitschek visitou a área do quilombo para averiguar a construção que estava se iniciando.

Próximo a Santa Luzia, atualmente conhecida como Luziânia (GO), havia uma fazenda chamada Mesquita. Na época, o proprietário do local decidiu doar parte do terreno para três escravas que ali residiam. Foi assim que o povoado surgiu há mais de 200 anos. Por volta da década de 1970, houve a ocupação de terras próximas, hoje conhecidas como Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás.

Em homenagem, o texto ainda trouxe uma mensagem religiosa para Ubaldo. “Que Nossa Senhora da Abadia o acolha no reino dos céus e que sua vida seja símbolo de força e resistência para os que ficam. Que os seus te acolham com todos os quilombolas de Mesquita que já se foram”, diz o texto.

O velório ocorreu nesta quarta-feira (6/4), por volta das 14h, no Cemitério Antigo de Luziânia. A causa da morte não foi divulgada até o momento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação