Fraude

Pescados vendidos com gelo em excesso são recolhidos em operação

Operação foi realizada no período que antecede a Semana Santa – época em que há aumento no consumo de pescados

Correio Braziliense
postado em 06/04/2022 15:34 / atualizado em 06/04/2022 15:34
A operação foi realizada em 11 estabelecimentos do DF -  (crédito: Mayara Subtil?/Esp. CB/D.A Press)
A operação foi realizada em 11 estabelecimentos do DF - (crédito: Mayara Subtil?/Esp. CB/D.A Press)

Uma operação realizada pela Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri) recolheu pescados vendidos com gelo em excesso. A ação ocorreu entre o dia 29 de março e a última terça-feira (5/4) em 11 estabelecimentos com registro no Serviço de Inspeção Distrital (SID-Dipova).

A operação foi realizada no período que antecede a Semana Santa — época em que há aumento no consumo de pescados — e teve como objetivo fiscalizar o cumprimento da legislação sobre o peso do glaciamento desse tipo de produto, procedimento em que se cobre o produto com uma camada de gelo, que o protege no congelamento e armazenamento, para evitar sua deterioração.

Segundo Danielle Araújo, subsecretária de Defesa Agropecuária da Seagri, a técnica é muito usada em fraudes para adicionar peso excessivo de água ao produto, gerando lucro para quem vende. Também representa muitas das fraudes que chegam aos órgãos de defesa do consumidor.

Foram observadas irregularidades em dois dos 11 estabelecimentos verificados, os quais foram autuados e responderão a processo administrativo. Por determinação do Procon-DF, os produtos foram recolhidos dos mercados em que estavam sendo vendidos imediatamente após detecção da fraude.

Da ação participaram representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (Dipova) da Seagri e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação