Tentativa de assalto

Em plenário, ministro do TCU ameaçado com arma elogia trabalho da PCDF

Em sessão realizada nesta quarta-feira (6/4), o ministro Benjamin Zymler, pediu licença para enaltecer o trabalho dos investigadores da 10ª Delegacia de Polícia, que prenderam os dois criminosos acusados de invadir a casa

Darcianne Diogo
postado em 06/04/2022 18:51 / atualizado em 06/04/2022 19:02
Ministro elogiou o trabalho da PCDF durante sessão plenária -  (crédito: Reprodução)
Ministro elogiou o trabalho da PCDF durante sessão plenária - (crédito: Reprodução)

Em sessão plenária do Tribunal de Contas da União (TCU) realizada nesta quarta-feira (6/4), o ministro Benjamin Zymler, que teve a arma apontada para a cabeça durante uma tentativa de assalto no Lago Sul, enalteceu o trabalho dos policiais civis da 10ª Delegacia de Polícia pela prisão dos dois envolvidos no crime (veja o vídeo abaixo). Nesta manhã, os investigadores prenderam o segundo criminoso em Águas Lindas de Goiás.

“Pude acompanhar todas as tratativas e ações tendentes a buscar o esclarecimento do crime. E isso vai permitir que a Justiça seja implementada. [...] Isso é emblemático, já que demonstra aos moradores do Distrito Federal que eles podem contar com essa prestigiosa instituição, e que nos dá um sentimento de confiança e orgulho”, declarou o ministro.

Com a fala, o vice-presidente do TCU, Bruno Dantas, se solidarizou com o ocorrido e elogiou a corporação. “[...] Aproveitamos para renovar um momento difícil e de muita tensão para uma família. [...] Que bom que o desfecho não teve outras vítimas, além do efeito psicológico, que é algo terrível. Mas, agora, vemos o desdobramento das investigações pelo o que a presidência se solidariza e também se manifesta a esses comprimentos e esse elogio público à atuação da PCDF, da Secretaria de Segurança Pública e com o GDF”, frisou.



Prisão

A tentativa de assalto contra o ministro ocorreu em 4 de dezembro de 2021. Benjamin Zymler estava no gabinete, quando os criminosos entraram armados pela porta dos fundos da casa, o renderam e apontaram a arma para a cabeça dele. Na residência, estava a filha do ministro que também foi abordada e os dois foram trancados no quarto da mulher. “Nesse momento, o cachorro começou a latir, e o segurança da casa estranhou e os flagraram, momento em que os dois empreenderam fuga”, afirmou o delegado à frente do caso, Tiago Carvalho, da 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul).

Durante as diligências, os policiais identificaram o primeiro envolvido: Lucas Gabriel Gonçalves, 26 anos. Ele foi preso em janeiro, na Central do Maranhão, um município distante cerca de 200km da capital maranhense.

Nesta quarta-feira, o segundo envolvido, Leandro Roges Silva Vieira, 28, foi detido em Águas Lindas de Goiás. Desde 2012, o criminoso responde, ao menos, por cinco processos, sendo todos de roubo. Em um deles, foi condenado a 7 anos e 4 meses de prisão e, em outro, a 8 anos.

Morador da Estrutural, Leandro estava em regime semiaberto e ficava no Centro de Progressão Penitenciária (CPP). Ao ser beneficiado com o saídão — benefício concedido pela Vara de Execuções Penais (VEP) —, em 14 de novembro do ano passado, não retornou à unidade prisional e foi considerado foragido. No site da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), o criminoso integra uma intensa lista de procurados, em que são detalhados nome completo, data de fuga, processo e canal para denúncia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Criminosos foram presos acusados de tentar assaltar a casa do ministro do TCU
    Criminosos foram presos acusados de tentar assaltar a casa do ministro do TCU Foto: Seape/PCDF
  • Ladrão colocou arma na cabeça de ministro do TCU
    Ladrão colocou arma na cabeça de ministro do TCU Foto: PCDF/Divulgação
  • Assaltante que colocou arma na cabeça de ministro do TCU é preso
    Assaltante que colocou arma na cabeça de ministro do TCU é preso Foto: PCDF/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação