Meio Ambiente

Buscas pela píton solta no Gama continuam neste sábado (9/4)

O Batalhão da Polícia Militar Ambiental retomou as buscas pela serpente que foi liberada por engano na região do Gama

Pedro Ibarra
postado em 09/04/2022 14:10 / atualizado em 09/04/2022 14:33
Policias buscam cobra na região do Gama  -  (crédito: PMDF/Divulgação)
Policias buscam cobra na região do Gama - (crédito: PMDF/Divulgação)

A Polícia Militar segue nas buscas da cobra, da espécie píton, liberada por engano nas matas localizadas na região do Gama. Desde a manhã deste sábado, policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) investigam o local atrás da serpente exótica de origem asiática.

Ao Correio, a polícia militar afirmou que as buscam seguem e que o animal ainda não foi encontrado. Também foi enviado um vídeo em que mostra um dos encarregados pela busca investigando locais de vegetação alta com auxílio de uma ferramenta para capinar. Ainda não foram descobertos nenhum indício do réptil.

A píton foi liberada por engano em uma mata na região do Gama. Os policiais ambientais confundiram o animal com uma jiboia, que poderia ser reintroduzida a natureza por fazer parte do ecossistema.

A descoberta do erro veio a partir do próprio vídeo divulgado pelo BPMA. Nele é possível ver a cobra voltando para a natureza. Porém, o algumas pessoas que tiveram acesso ao vídeo perceberam que não se tratava de uma jiboia sendo liberada e sim uma píton. A entidade assumiu o erro publicamente e anunciou as buscas pela cobra, que segundo a própria instituição é “extremamente calma, sendo indício de que era criada em cativeiro”.

A serpente é de uma espécie de origem asiática, portanto é considerada exótica para o habitat. Segundo especialistas, ela pode chegar a quatro metros de comprimento, tem manchas quase retangulares no dorso e é um predador do topo da cadeia alimentar, podendo desbalancear o ecossistema e colocar em risco espécies de animais locais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação