CLIMA

Vem chuva aí! Sábado no DF será nublado e com chances de precipitação

Aguaceiro pode ser forte, por conta das altas temperaturas durante o dia, que poderão chegar a 32ºC

Correio Braziliense
postado em 09/04/2022 10:21
A umidade relativa do ar vai ficar entre 30% e 95% -  (crédito:  Ed Alves/CB)
A umidade relativa do ar vai ficar entre 30% e 95% - (crédito: Ed Alves/CB)

Os brasilienses podem começar a sacudir a poeira das capas de chuva e tirar as sombrinhas do fundo do armário: há chances de chuva no Distrito Federal para este sábado (9/4). A previsão do tempo para o dia inclui possibilidade de pancadas de chuvas em partes isoladas no DF.

Engana-se quem pensa que as temperaturas serão amenizadas por conta da umidade. De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Mamedes Luiz Melo, os termômetros da capital vão registrar números acima de 30ºC.

"As chances de chuva são grandes, entre 30% e 40%, para a tarde e a noite. A temperatura vai variar de 15°C a 32°C e o céu ficará nublado a parcialmente nublado. A umidade relativa do ar vai ficar entre 30% e 95%", aponta o meteorologista.

Mamedes Luiz não afasta possibilidades de fortes chuvas no DF. "Se por acaso chover, não descartamos que pode ser de forte intensidade, por conta das temperaturas altas e do aquecimento diurno", explica.

Nas primeiras horas desta manhã, a estação meteorológica de Brasília, no Plano Piloto, registrou umidade do ar entre 58% e 77%, chegando a atingir 94%. A temperatura variou de 20,4°C a 25,9°C.

Cuidados

Para o domingo (10/4), as previsões são parecidas: céu com nebulosidade, calor durante a tarde e chances de chuvas isoladas ao longo dos períodos vespertino e noturno.

Mesmo durante o período de chuvas isoladas, é preciso se cuidar. Em caso de rajadas de vento, não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de descargas elétricas e queda de galhos. Também não é recomendável estacionar veículos próximo a placas ou torres de transmissão.

É importante não usar aparelhos eletrônicos ligados na tomada. Para mais informações, contate a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação