Obras

Ponte sobre o Rio Melchior será inaugurada nesta quinta-feira

Ponte provisória vai facilitar o acesso sobre o Rio Melchior, que estava interditado desde dezembro de 2021. Inauguração ocorre nesta quinta-feira (14/4)

Rafaela Martins
postado em 13/04/2022 20:56 / atualizado em 13/04/2022 20:57
Inauguração da ponte provisória do Rio Melchior vai aliviar o fluxo de carros na área -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
Inauguração da ponte provisória do Rio Melchior vai aliviar o fluxo de carros na área - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

A ponte provisória que fica sobre o Rio Melchior será inaugurada nesta quinta-feira (14/4), a partir das 7h, e vai liberar o trânsito de veículos leves e caminhões. A passagem, de aproximadamente 25 metros, foi construída na lateral esquerda do sentido BR-060/BR-070 (Samambaia Sul) na DF-180, após risco de desabamento.

O local — que nunca passou por reformas — estava interditado desde o dia 31 de dezembro após ter sido detectada movimentação do pilar que segura a estrutura. Por isso, a empresa responsável realizou obras de contenção, taludes e canais da ponte, com recursos de R$ 2,5 milhões.

Desde então, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) proibiu o tráfego de veículos e deu início às obras, que envolveu cerca de 50 trabalhadores do próprio órgão. A reestruturação vai permitir que 20 mil veículos possam trafegar novamente pelo local de forma segura.

Manutenções

Em 31 de dezembro, o DER-DF comunicou que a ponte sobre o Rio Melchior teria tráfego reduzido de caminhões com mais de dois eixos. A decisão ocorreu após ser constatado que, com o forte volume de chuvas, o barranco em que a ponte se encontrava tinha uma erosão e ameaçava ceder.

A partir disso, os motoristas que não respeitassem a nova regra seriam autuados por infração de natureza média, com valor de R$ 130,16, com perda de quatro pontos na carteira de habilitação. Para o engenheiro civil Erick de Freitas, o que falta nas estruturas do DF são manutenções preventivas.

"É simples entender por que a ponte estava com risco de desabar: faltam manutenções preventivas e fiscalizações. Toda estrutura, seja ponte ou prédio, necessita de manutenções preventivas, e no Brasil só trabalhamos com as manutenções corretivas", destacou o profissional.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação