Segurança

Salva-vidas são contratados por associação e Água Mineral reabre no DF

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) diz que a Associação dos Amigos do Parque (AFAN) contratou profissionais e Parque da Água Mineral é reaberto

Pedro Marra
postado em 13/04/2022 22:30 / atualizado em 13/04/2022 22:30
 19/01/2022. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Calor. População aproveita o dia quente no Parque Água Mineral. -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
19/01/2022. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Calor. População aproveita o dia quente no Parque Água Mineral. - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

As piscinas do Parque Nacional de Brasília, conhecidas como Água Mineral, foram reabertas nesta quarta-feira (13/4) após ficarem fechadas temporariamente pela falta de salva-vidas no local. Em nota, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informa que a Associação dos Amigos do Parque (AFAN) contratou os profissionais por dez dias.

  • 19/01/2022. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Calor. População aproveita o dia quente no Parque Água Mineral. Carlos Vieira/CB/D.A.Press
  • 19/01/2022. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Calor. População aproveita o dia quente no Parque Água Mineral. Carlos Vieira/CB/D.A.Press
  • 19/01/2022. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Calor. População aproveita o dia quente no Parque Água Mineral. Na foto, Helena Almeida. Carlos Vieira/CB/D.A.Press
  • 19/01/2022. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Calor. População aproveita o dia quente no Parque Água Mineral. Carlos Vieira/CB/D.A.Press
  • 19/01/2022. Cidades. Calor. Agua mineral. Carlos Vieira/CB

Segundo o instituto, a previsão de funcionamento com os novos funcionários vale até 22 de abril, das 7 às 17h. O órgão vai fazer uma nova licitação nas próximas semanas para contratar salva-vidas permanentes.

A chefe do Parque Nacional de Brasília, Juliana de Barros, explica que a operação das piscinas da Água Mineral foi interrompida por dois dias após vencimento do contrato vigente. "Colocamos um edital para licitação, que apresentou inconsistências técnicas, o que levou a sua interrupção", afirma.

Juliana destaca que o novo edital foi lançado oficialmente, mas precisa obedecer prazos legais estabelecidos na Lei de Licitação Pública nº 14.133 de 2021. Enquanto isso, o Parque Nacional recebeu apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) por dez dias. "Considerando a demanda do órgão, não pôde apoiar por mais dez dias", acrescenta.

 

O ICMBio faz trâmites para contratação de 30 dias, com dispensa de licitação, que tem prazo para ocorrer nos próximos dez dias. "Então, esse apoio vindo da Associação dos Amigos do Parque vai coincidir o seu término com o início da vigência dessa contratação por dispensa de licitação, que, por sua vez, quando der a sua finalização, a contratação contínua já vai estar sendo iniciada", finaliza Juliana de Barros, chefe do Parque Nacional de Brasília.

Confira abaixo, vídeos em que Juliana explica os trâmites para a contratação de salva-vidas.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação