Gabriel Luiz

Menor que esfaqueou jornalista foi apreendido após inventar roubo no Sudoeste

Fala de menor em depoimento na 3ª DP (Cruzeiro Velho) levantou suspeitas de policiais que investigavam o esfaqueamento do jornalista da TV Globo

Pedro Marra
postado em 15/04/2022 22:37 / atualizado em 15/04/2022 22:41
 2022 Crédito: Reprodução/Camera de Segurança. Vídeo mostra ataque a jornalista Gabriel Luiz em Brasília -  (crédito:  Reprodução/Camera de Segurança)
2022 Crédito: Reprodução/Camera de Segurança. Vídeo mostra ataque a jornalista Gabriel Luiz em Brasília - (crédito: Reprodução/Camera de Segurança)

O menor de idade, de 17 anos, acusado de esfaquear o jornalista da TV Globo Gabriel Luiz, 28, foi apreendido de forma curiosa na tarde desta sexta-feira (15/4). O jovem inventou que foi roubado por um indivíduo que usava uma faca, também no Sudoeste. Ele estava na casa de um amigo, na região, e foi à 3ª DP (Cruzeiro Velho) com a mãe do conhecido para registrar ocorrência do suposto crime. 

  • Delegado-chefe adjunto da 3ª DP (Cruzeiro Velho) em entrevista coletiva sobre prisão de envolvidos na tentativa de latrocínio contra jornalista da Globo Pedro Marra/CB/DApress
  • Crédito: Reprodução/Redes Sociais. José Felipe Leite Tunholi, acusado de esfaquear Gabriel Reprodução/Redes Sociais
  • Crédito: Reprodução/Redes Sociais. José Felipe Leite Tunholi, acusado de esfaquear Gabriel Reprodução/Redes Sociais
  • 2022 Crédito: Reprodução/Camera de Segurança. Vídeo mostra ataque a jornalista Gabriel Luiz em Brasília Reprodução/Camera de Segurança
  • 2022 Crédito: Reprodução/Camera de Segurança. Vídeo mostra ataque a jornalista Gabriel Luiz em Brasília Reprodução/Camera de Segurança

A falsa história levantou suspeitas de policiais envolvidos na investigação de esfaqueamento do jornalista. "Ele demonstrou muitas contradições no seu depoimento", afirma o delegado cartorário da 3ª DP (Cruzeiro Velho), Petter Fischer.

Durante conversas com policiais civis da unidade, o rapaz apontou incoerências na fala e confessou a participação no crime. "Inicialmente, ele estava negando, nem sabia deste crime e, posteriormente, afirmou que tinha participação e que teria sido motivação patrimonial", afirma o investigador.

Após o crime, ocorrido na noite de quinta-feira (14/4), os policiais foram ao local da ocorrência e nas proximidades localizaram o celular da vítima. "Foi onde um dos autores estava passando uns dias na casa de um amigo", detalha o delegado-chefe adjunto da 3ª DP, Douglas Fernandes. 

Mata-leão 

O menor de idade deu um mata-leão na vítima, momento em que o maior esfaqueou Gabriel. "Enquanto um estava dando as facadas, o outro conseguiu roubar a carteira e o celular", explica Douglas.

Ambos não conheciam o jornalista, que escolheram a vítima para assaltar quando caminhavam perto do condomínio de Gabriel. "Foi uma vítima escolhida, que eles verificaram no caminho, enquanto caminhavam. Verificaram uma vítima em potencial", afirma o delegado.

Depois do roubo, o maior de idade relatou em depoimento à PCDF que largou o celular no chão ao perceber que o aparelho poderia ser rastreado. "A carteira foi localizada com os documentos, alguns cartões e R$ 20, mas ele confessou que roubou a quantia de R$ 200", esclarece Douglas Fernandes.

 

Saiba quem é o maior de idade preso

O segundo suspeito a ser preso na tentativa de latrocínio do jornalista da TV Globo Gabriel Luiz, 28 anos, é José Felipe Leite Tunholi, 19, detido no começo da noite desta sexta-feira (15/4) pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O crime ocorreu na noite desta quinta-feira (14/4), no Sudoeste.

Poucas horas antes, investigadores da 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro) já haviam apreendido o primeiro envolvido, um adolescente, de 17 anos. Em depoimento, o menor confessou que segurou o jornalista para o comparsa desferir os golpes de faca. Ele foi conduzido à Delegacia da Criança e Adolescente (DCA 1), da Asa Norte.

Na noite desta sexta-feira, os policiais apresentaram José Felipe na delegacia. O Correio apurou que, quando adolescente, o criminoso foi apreendido por posse de arma branca. "Ele estava com 550 euros, que ele disse que pegou da mãe, e estava se deslocando para a região de Paracatu (MG), quando conseguimos interceptá-lo e realizar a prisão”, afirmou o delegado à frente das investigações, Douglas Fernandes, adjunto da 3ª DP.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação