Cultura

Revitalizado, Museu do Catetinho reabre para visitas após dois anos

No aniversário de Brasília (21/4), evento de reinauguração do monumento foi marcado por homenagens e pelo sentimento de superação

Thaís Moura
postado em 21/04/2022 13:04 / atualizado em 21/04/2022 14:12
 (crédito: Thais Moura/CB/DA Press)
(crédito: Thais Moura/CB/DA Press)

O Museu do Catetinho, que passou os últimos dois anos fechado, reabriu nesta quinta-feira (21/4) para comemorar os 62 anos de Brasília. O espaço foi totalmente revitalizado e, agora, está aberto novamente ao público para visitas. Localizado em uma área de preservação ambiental do Distrito Federal, o Catetinho foi a primeira residência oficial do então presidente Juscelino Kubitschek na capital federal.

Marcada pelo clima de emoção, a cerimônia de reabertura do monumento ocorreu nesta manhã (21/4) e contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, e o governador Ibaneis Rocha (MDB). Na ocasião, o chefe do Executivo disse que o DF vive um momento de retomada e superação.

“Estamos em um momento de retomada, em um pós-covid ainda muito tenso que esperamos ultrapassar de vez, mas a entrega do palácio do Catetinho é muito representativo nesse momento”, disse Ibaneis. “É uma memória que precisa ser relembrada a todo momento porque traz a todos nós o significado do que é Brasília, que é a integração de todos povos, de todas regiões”.

A cerimônia também homenageou agentes de importância no cenário cultural do DF, a exemplo do editor de Cidades e Cultura do Correio Braziliense, José Carlos Vieira, que recebeu a Medalha do Mérito Distrital da Cultura “Seu Teodoro”.

“Esse homenagem é um reconhecimento ao compromisso do Correio com a cultura da cidade”, diz o editor, que dedicou a medalha a toda equipe do caderno Diversão&Arte.

O editor chefe do caderno de Cidades e Cultura do Correio Brasiliense, José Carlos Vieira,  recebeu a Medalha do Mérito Distrital da Cultura "Seu Teodoro".
O editor chefe do caderno de Cidades e Cultura do Correio Brasiliense, José Carlos Vieira, recebeu a Medalha do Mérito Distrital da Cultura "Seu Teodoro". (foto: Thais Moura/CB/DA Press)

O cantor pernambucano Zé do Pife, que fundou, em Brasília, o grupo musical Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, foi um dos que receberam a homenagem na reabertura do Catetinho. Aos 78 anos, ele conta que nunca havia conhecido o monumento de perto até hoje (21/4), e que se sente lisonjeado por receber a medalha no espaço histórico. “Já dei uma volta aqui pelos quartos do Catetinho, a primeira vez que vejo, e fiquei encantado. É muito bonito, é muita história, muita cultura”, diz o cantor.

O cantor pernambucano Zé do Pife foi um dos que receberam a homenagem na reabertura do Catetinho.
O cantor pernambucano Zé do Pife foi um dos que receberam a homenagem na reabertura do Catetinho. (foto: Thais Moura )

Com traços da arquitetura modernista de Niemeyer, o Catetinho nasceu da vontade de JK em ter um local para pernoitar e acompanhar a construção de Brasília de perto, enquanto as obras do Palácio da Alvorada não eram concluídas. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 396 mil na manutenção do Museu.

O local recebeu pinturas externas e internas, teve a limpeza de forros e a troca de peças de ipê que foram comprometidas. Orifícios na estrutura ainda receberam tela e espuma para evitar entrada de insetos e outros animais. Durante o período em que ficou fechado, o piso de cimento do pilotis também foi recomposto, assim como as vigas e pilares, que também ganharam um verniz novo.

A partir desta quinta-feira (21/4), o Museu do Catetinho está aberto para visitas de terça-feira a domingo, inclusive feriados, das 9h às 17h, com entrada gratuita. No local, além do acervo de 466 itens – entre peças de mobiliário, utensílios, livros, discos e outros objetos de JK –, também há uma área para piquenique e estacionamento gratuito. E, para agendar uma visita guiada para estudantes, basta entrar em contato pelo telefone (61) 3338-8803.

  • A cerimônia também homenageou agentes de importância no cenário cultural do DF, Thais Moura/CB/DA Press
  • O espaço foi totalmente revitalizado, e agora, está aberto novamente ao público para visitas. Thais Moura/CB/DA Press
  • O Catetinho foi a primeira residência oficial do então presidente Juscelino Kubitschek na capital federal. Thais Moura/CB/DA Press

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação