Expectativa

Dia das Mães: comerciantes esperam aumento de 26% nas vendas este ano

De 2020 para 2021, as vendas para o Dia das Mães cresceram mais de 22% e superaram a expectativa de 15,25% registrada na pesquisa de intenção da época

Darcianne Diogo
postado em 25/04/2022 15:49 / atualizado em 25/04/2022 15:49
 (crédito: Gilson Teixeira /OIMP/OIMP/D.A Press)
(crédito: Gilson Teixeira /OIMP/OIMP/D.A Press)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) estima que, em 2022, haverá um crescimento de 26% nas vendas do comércio local para o Dia das Mães, na comparação com 2021. De acordo com pesquisa divulgada pelo Instituto Fecomércio-DF nesta segunda-feira (25/4), cerca de 57% dos lojistas entrevistados acreditam que as vendas para a data comemorativa serão melhores do que no ano passado.

Segundo os dados levantados pela federação, apenas 3,4% dos lojistas entrevistados na capital acreditam que as vendas serão inferiores às do ano passado. De 2020 para 2021, as vendas para o Dia das Mães cresceram mais de 22% e superaram a expectativa de 15,25% registrada na pesquisa de intenção da época.

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, diz que não ficará surpreso se as vendas ultrapassarem o esperado, já que, no ano passado, isso ocorreu em quase todas as datas comemorativas. "Acreditamos que isso represente, de fato, um movimento de retomada da economia, provocado pelo avanço da vacinação, pela reabertura definitiva do comércio em todo o Distrito Federal e também, agora, pelo fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados", avalia Freire.


Consumidores


A pesquisa do Instituto Fecomércio-DF também revela que os consumidores do DF estimam gastar quase 50% a mais no Dia das Mães deste ano. Segundo a federação, 64,16% dos entrevistados têm intenção de presentear alguém na data comemorativa. No ano passado, o percentual foi de 63,55%.
Entre os 35,8% que não darão presentes no Dia Das Mães, 51,9% disseram que não teriam a quem presentear, enquanto 25,4% afirmaram estar com dificuldades financeiras. Além disso, a maioria (43,79%) dos consumidores entrevistados indicou que vai pagar a operação no cartão de crédito, enquanto 24,8% disseram que vão pagar no dinheiro, e 18,3%, no cartão de débito.

Questionados sobre quais produtos pretendem comprar, a maioria dos consumidores respondeu que vão investir em roupas (28,5%), calçados e acessórios (22,7%). Segundo a pesquisa, flores e cestas estão em terceiro lugar no ranking, com 15,8%, e os cosméticos e perfumes estão em quarto lugar, com 14,35% na intenção de compra.


Comerciantes


O Dia das Mães é a segunda data mais importante para o comércio no Brasil, e em termos de faturamento, costuma ficar atrás apenas do Natal. A pesquisa da Fecomércio-DF revelou que a expectativa de vendas para esse ano tem o menor índice de pessimismo da história. Segundo o estudo, assim como os consumidores, 82,02% dos lojistas espera vender mais no cartão de crédito do que no débito e dinheiro.

Cerca de 90,9% dos comerciantes entrevistados na pesquisa também afirmaram que irão manter os preços exercidos no Dia das Mães de 2021, enquanto 8,8% disseram que pretendem aumentar os preços e 0,20% afirmaram que vão reduzir os valores. O indicador da variação média de preços apurou um crescimento médio de 9,33% para este ano. Segundo a federação, o aumento geral ocorre por causa de elevações nos repasses a fornecedores e devido ao aumento do dólar.

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