AVALIAÇÃO

Comissão da Câmara Legislativa aprova nome para presidência do Iges-DF

Interina na presidência do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal desde janeiro, Mariela Souza de Jesus aguarda votação no plenário da Casa para se tornar titular no cargo

Pablo Giovanni*
postado em 25/04/2022 21:47 / atualizado em 28/04/2022 21:55
Parlamentares terão de avaliar a nova indicação — a sexta em três anos -
Parlamentares terão de avaliar a nova indicação — a sexta em três anos -

Após mais de três meses sem diretor-presidente, o Instituto de Gestão Estratégica em Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) teve o nome de Mariela Souza de Jesus aprovado pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc) da Câmara Legislativa. Indicada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para presidir a organização, a atual interina precisa receber sinal verde do plenário da Casa para assumir a titularidade do cargo.

Mariela Souza será a sexta pessoa a presidir o instituto em apenas três anos. Ela exercia o papel de diretora-presidente interina do Iges-DF desde a saída do general Gislei Morais de Oliveira, que pediu para deixar a função em janeiro. À época, o governador Ibaneis Rocha afirmou ao Correio que não tinha pressa para escolher um substituto

Antes da saída de Gislei Morais, Mariela presidiu o instituto entre agosto e setembro de 2021, quando o ex-diretor-presidente Gilberto Occhi pediu exoneração do cargo. 

Votação

Quatro dos cinco parlamentares da comissão votaram a favor do nome de Mariela Souza. Apenas o deputado Leandro Grass (PV) se posicionou contrariamente à indicação. Os demais integrantes da Cesc são os distritais Arlete Sampaio (PT), na função de presidente; Jorge Vianna (PSD); Fernando Fernandes (Pros); e Rodrigo Delmasso (Republicanos).

Com a decisão de aprovar o nome de Mariela, a comissão encaminhará um parecer sobre a indicação da diretora-presidente interina para ser votado no plenário da Câmara Legislativa. Atualmente, o Iges-DF é a instituição responsável pela gestão do Hospital de Base, do Hospital Regional de Santa Maria e das seis unidades de pronto-atendimento (UPAs) do Distrito Federal.

*Estagiário sob a supervisão de Jéssica Eufrásio

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação