Saúde

Obra do hospital oncológico de Brasília está na etapa das fundações

Em visita ao Hospital da Criança de Brasília, governador Ibaneis Rocha (MDB) falou sobre as obras e também comentou sobre a dificuldade de contratação de novos servidores da saúde

Júlia Eleutério
postado em 26/04/2022 11:23 / atualizado em 26/04/2022 11:25
Governador Ibaneis Rocha (MDB) visitou o Hospital da Criança de Brasília na manhã desta terça -  (crédito: Júlia Eleutério/CB/D.A Press)
Governador Ibaneis Rocha (MDB) visitou o Hospital da Criança de Brasília na manhã desta terça - (crédito: Júlia Eleutério/CB/D.A Press)

Durante visita para conferir instalação de aparelhos de ressonância magnética no Hospital da Criança de Brasília (HCB), o governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou sobre as obras do Hospital Oncológico de Brasília, o aumento de casos de dengue na capital e a necessidade de vacinação contra a covid-19, além da contratação de servidores da saúde.

Segundo Ibaneis, a obra do hospital destinado para o atendimento de câncer está finalizando a etapa das fundações. "A gente espera que, em um prazo de dois anos, tenha um hospital oncológico concluído e em funcionamento para que a população do DF, do entorno e de todo o Brasil possa ser atendida neste hospital, que vai ser um centro de referência para tratamento de doenças oncológicas do país", destacou o chefe do Executivo local.

A respeito do aumento dos casos de dengue no DF, o governador ressaltou que, neste ano, choveu bastante em todo o Brasil. "Aqui em Brasília não foi diferente. O que a gente tem feito é um trabalho conjunto da Defesa Civil com o Corpo de Bombeiros Militar, visitando a casa das pessoas. A gente agradece o apoio de todos para eliminar os focos de dengue", pontuou Ibaneis, ressaltando um número de mortes menor causado pela doença.

Passaporte de vacina

Questionado sobre o uso de passaporte de vacina da covid-19 que será liberado no Rio de Janeiro, Ibaneis destacou que, no DF, nunca foi cobrado o passaporte vacinal. "O que a gente tem feito aqui, por exemplo, no que diz respeito a shows, a gente vem cobrando essa vacina mais no sentido de incentivar as pessoas", declarou o governador. "Nós queremos que todos se vacinem, nós estamos vendo um avanço na questão da covid-19, mas isso tudo por conta da vacinação. É o reconhecimento que a vacina é o único modo que nós temos de nos livrarmos desse mal que assola todo mundo", acrescentou Ibaneis.

Mais profissionais de saúde

O chefe do Executivo local também comentou sobre a necessidade de contratação de mais profissionais da área da saúde para atender a população do DF. "A gente tem trabalhado muito nessa contratação. Todos os profissionais dos concursos têm sido chamados e a gente vem chamando cada vez mais. Estamos abrindo novos concursos na Secretaria de Saúde", ressaltou Ibaneis, destacando a dificuldade de contratar profissionais na área.

Para o governador, o crescimento da capital e o aumento de contratação desses profissionais pela iniciativa privada são pontos que dificultam o aumento de servidores da saúde. "A gente vem trabalhando muito para manter os níveis de contratação e a gente espera que a Secretaria possa contratar cada vez mais. Nós não temos economizado nas contratações para saúde", concluiu Ibaneis.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação