Covid-19

Com queda de casos, DF autoriza visita a pacientes internados com covid-19

Decisão publicada no Diário Oficial do DF (DODF) de hoje autoriza visitantes em alas de internação em hospitais públicos do DF. Decisão revoga decreto de março de 2020, quando a capital federal tinha apenas dois casos confirmados de covid-19

Pablo Giovanni*
postado em 28/04/2022 19:16 / atualizado em 28/04/2022 19:41
Decisão foi publicada no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (28/4) -  (crédito:  JOSEPH PREZIOSO)
Decisão foi publicada no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (28/4) - (crédito: JOSEPH PREZIOSO)

Após mais de dois anos de medidas restritivas em decorrência da pandemia de covid-19, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) autorizou a retomada de visitas aos pacientes diagnosticados com covid-19 nas unidades de internação e unidades de terapia intensiva (UTI) do Distrito Federal. A portaria foi assinada e publicada nesta quinta-feira (28/4) pelo secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, no Diário Oficial do DF (DODF).

De acordo com a pasta, é recomendado o uso de máscara nesses ambientes para visitantes, além da orientação para que pessoas com sintomas de doenças não façam visitas a pacientes com covid-19. A portaria ainda define que a autorização para entrar em cada unidade será adequada conforme os fluxos de atendimento, “definindo os critérios para liberação de visitantes”. 

Em 2020

A nova portaria revoga a portaria nº 146, de 9 de março de 2020, quando o então secretário de Saúde, Osnei Okumoto, decidiu proibir as visitas aos pacientes diagnosticados com covid-19 nas unidades de internação e de terapia intensiva do Distrito Federal. À época, o DF havia acabado de confirmar o segundo caso da doença

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Distrito Federal emitido pela SES na quarta-feira (27/4), o DF teve 98 casos positivos de covid-19. Foi a primeira vez em 2022 que o índice foi menor que 100. A taxa de transmissão atingiu 0,82. Desta forma, o número representa que um grupo de 100 pessoas podem infectar outras 82.

*Estagiário sob a supervisão de Juliana Oliveira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação