Homenagem

Brasília recebe exposição que homenageia José Saramago; saiba a programação

Exposição ficará em sete estações, a partir desta quinta-feira (5/5). Além disso, a população pode visitar as obras na embaixada de Portugal

Correio Braziliense
postado em 04/05/2022 21:22 / atualizado em 04/05/2022 21:22
Os trabalhos poderão ser vistos até 31 de julho -  (crédito: Facebook/Fundação José Saramago )
Os trabalhos poderão ser vistos até 31 de julho - (crédito: Facebook/Fundação José Saramago )

Uma exposição vai desembarcar na capital do país em homenagem ao escritor português José Saramago, nesta quinta-feira (5/4). Em parceria com o Metrô, o Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) e a Secretaria de Educação (SEE), a Embaixada de Portugal traz para Brasília a exposição A bagagem do viajante. Além disso, o evento conta com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) e da Unesco.

Os trabalhos poderão ser vistos até 31 de julho. Na Estação Shopping, as imagens de personagens do romance Memorial do convento ficarão expostas. Já em Águas Claras, haverá destaques de obras dos escritores Afonso Reis Cabral, Andrea del Fuego, Gonçalo M. Tavares e Ondjaki, entre outros.

Na Estação Praça do Relógio, de Taguatinga, estarão registros do encontro de Saramago com Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. A Estação Ceilândia Centro, por sua vez, mostrará cenas do escritor português na Bahia, onde ele se encontrou com Jorge Amado. O percurso termina em Samambaia Sul, em que Saramago aparece eternizado em imagens ao lado de Sebastião Salgado e Chico Buarque.

Influências

Com nome inspirado no livro homônimo do escritor português José Saramago, cujo centenário de nascimento é comemorado este ano, A bagagem do viajante também celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Em sete estações do Metrô e na Galeria Camões, da embaixada, poderão ser vistos painéis com ilustrações dos artistas Pedro Amaral, Nathalie Afonso, Carlos Farinha e Mathieu Sodore, do coletivo português Borderlovers.

Entre os destaques, há imagens de diversas personalidades, entre essas a jornalista e escritora espanhola Pilar del Río, atual presidente da Fundação José Saramago; o escritor, cantor e artista plástico português Valter Hugo Mãe; a atriz Alice Braga, que participou do filme Ensaio sobre a cegueira, e o ator Chico Diaz, do elenco de O ano da morte de Ricardo Reis — ambos filmes baseados em obras de Saramago.

Programação

Mostra em homenagem a José Saramago

Data: de 5/5 a 31/7
Locais: Metrô-DF: estação Galeria, Cine Brasília (106 Sul), Shopping, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilândia Centro, Samambaia Sul.
Galeria Camões/Embaixada de Portugal: visitação de segunda a sexta, das 14h às 17h, mediante agendamento pelo e-mail geral@institutocamoes.org.br.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação