Agro

Feira AgroBrasília retorna ao formato presencial com novidades

A tradicional feira anual, que não ocorre presencialmente desde 2019, retorna nos dias 17 a 21 de maio para trazer novas tecnologias ao produtor rural.

Raphael Pati*
postado em 06/05/2022 15:50 / atualizado em 16/05/2022 18:24
Empresário e presidente da AgroBrasíli, Ronaldo Triaccaa conversou sobre a realização do evento -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Empresário e presidente da AgroBrasíli, Ronaldo Triaccaa conversou sobre a realização do evento - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Depois de três anos sem ser realizada devido às medidas restritivas de isolamento pela covid-19, a AgroBrasília retorna cheia de novidades para a edição de 2022. A tradicional feira agro do Distrito Federal, que ocorre anualmente, contará com seminários e palestras, além de exposições de novas tecnologias para todos os segmentos de produtores rurais. A organização do evento espera a presença de, aproximadamente, 2,5 mil produtores.

O presidente da feira, Ronaldo Triacca, revela que a expectativa é grande e que há uma mobilização entre a organização do evento e todo o setor agro do DF para garantir o sucesso do encontro.

“Estamos a todo o vapor, a feira está grandiosa e, com certeza, maior do que a última edição, com vários eventos dentro da própria feira e muitas novidades tecnológicas”, disse o presidente para o CB.Agro — programa do Correio em parceria com a TV Brasília. “Teremos diversas novidades tecnológicas: plantadeiras, colheitadeiras novas, variedades de soja e de milho, e de diversos insumos. Tem também a questão tecnológica. Por exemplo, nós estamos com o ‘Inova AgroBrasília’, que é a agricultura 4.0 e terá um concurso de startups, que será divulgado o vencedor na feira, com o tema ‘controle biológico’, que está muito pertinente atualmente no agronegócio”.

Uma das novidades para o evento é a realização de um fórum de vitivinicultura. Ronaldo Triacca conta que o setor de vinhos está em avanço no DF. Em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), dez produtores rurais desenvolveram na região do PAD-DF, a tecnologia da ‘poda invertida’, que altera o período de plantio e colheita da uva, do verão para o inverno.

“Ao invés de produzir no verão aqui, a gente produz no inverno. Então, agora, enquanto lá no Rio Grande do Sul as folhas estão caindo, porque já foi feita a colheita, aqui as ‘bagas’ das uvas estão se formando. Com essa inversão de ciclo, nós temos um dos melhores climas do mundo para se fazer vinho fino”, declarou o presidente.

A Feira AgroBrasília 2022 ocorrerá nos dias 17 a 21 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, na região do PAD-DF. A entrada e o estacionamento serão gratuitos.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação