Urbanismo

Moradores debatem criação da região administrativa do Arapoanga

Cerca de 230 pessoas participaram da audiência pública, realizada pela Secretaria de Governo do DF

Correio Braziliense
postado em 08/05/2022 12:10 / atualizado em 08/05/2022 12:10
 (crédito: Divulgação/Segov)
(crédito: Divulgação/Segov)

Os brasilienses se reuniram, neste sábado (8/5), para debater a proposta de criação da região administrativa do Arapoanga, que faz parte da região de Planaltina. Cerca de 230 pessoas participaram da audiência pública, realizada pela Secretaria de Governo do DF com o apoio de 14 órgãos do Governo do Distrito Federal.

Atualmente, a cidade possui, aproximadamente, 50 mil habitantes. De acordo com o secretário Executivo das Cidades, Valmir Lemos, a proposta de criar a região está sendo estudada pelo GDF como forma de integrar e harmonizar as ações e programas de governo com os interesses da comunidade local. A audiência faz parte do processo em andamento no Executivo. “O resultado dessa audiência servirá para instruir o processo junto com todas as informações técnicas já constantes e as que ainda serão produzidas, para finalizar e levar o estudo ao governador Ibaneis Rocha”, disse Lemos.

O administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues, fez um balanço positivo da consulta feita à população. “A audiência correspondeu à nossa expectativa, foi muito tranquila. Teve momentos de embate, mas foram de uma forma muito respeitosa. Eu creio que o nosso papel de realização da audiência foi cumprido”, afirmou. Após a conclusão dos estudos e pareceres dos órgãos do GDF, o processo será enviado ao governador, que decidirá sobre o encaminhamento de projeto de lei à Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Participaram da audiência o diretor Mobiliário da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), Marcos Palomo; representantes das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação; de Transporte e Mobilidade; de Segurança Pública; de Educação; da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan); da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap); da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb); e os deputados distritais Hermeto e José Gomes.

Participação popular

Alavancar o desenvolvimento econômico, gerar empregos, conseguir equipamentos públicos, atrair instituições financeiras, ter órgãos públicos, como delegacia e conselho tutelar, e melhorar a infraestrutura urbana estão entre as razões apontadas pelos participantes do encontro em favor da nova RA. “Essa RA vem para desenvolver. Desenvolvimento na saúde, educação, segurança. Sou totalmente a favor, tem que ter crescimento com desenvolvimento”, manifestou-se a moradora Valquíria Maria da Cruz.

Quem compartilha da opinião dela é Severino Rogério Rodrigues do Nascimento, líder comunitário e diretor da Associação Comercial e Industrial do Arapoanga (Aciara). Conhecido como Rogério Arapoanga, é morador há 25 anos da cidade e luta pela criação da região administrativa. “Sou favorável pela geração de emprego. Temos aproximadamente 400 comércios que geram imposto e renda. Nós acreditamos que vai crescer realmente porque através da região administrativa vem o desenvolvimento social e econômico. Vem a presença do Estado com mais saúde, educação, segurança e geração de emprego”, defendeu.

O morador Bertoldo Matos é mais cauteloso quanto ao assunto. Ele disse que não é contra a criação, mas ponderou que a RA pode se tornar um apêndice da administração de Planaltina para usufruir de uma estrutura pública que não é suficiente para atender as duas cidades, caso Arapoanga seja criada. Segundo ele, deve-se melhorar o efetivo da segurança pública e dos equipamentos já existentes, como o hospital, por exemplo, de forma a melhor atender toda a comunidade.

*Com informações da Secretaria de Governo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação