Saúde

COE quer adoção da dose de reforço da vacina no passaporte para eventos

DF tem 900 mil pessoas aptas a receberem a dose de reforço, mas que não foram a um ponto de vacinação. Atualmente, por força de decreto ainda em vigor, são solicitadas apenas duas doses ou a dose única em eventos

Pablo Giovanni*
postado em 11/05/2022 10:28 / atualizado em 11/05/2022 10:29
Segundo a Saúde, 900 mil pessoas que deveriam ter tomado a dose de reforço não compareceram aos postos -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Segundo a Saúde, 900 mil pessoas que deveriam ter tomado a dose de reforço não compareceram aos postos - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), área integrada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) enviou uma solicitação ao secretário Gustavo Rocha, da Casa Civil, para que começasse a considerar a dose de reforço no passaporte vacinal em eventos no Distrito Federal.

A medida, relevada pelo secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Zancanaro, foi tomada após a capital estimar que cerca de 900 mil pessoas aptas a tomarem a dose de reforço não retornaram aos pontos de vacinação no DF.

“O COE fez uma solicitação à Casa Civil (para que) passasse a considerar a vacinação completa em eventos em que se solicita a apresentação do passaporte vacinal, a vacinação da dose de reforço”, disse. “Nos eventos públicos em que se solicita o passaporte vacinal, é importante que a pessoa saiba que, em breve, não vai passar mais a ser considerada vacinação completa apenas a primeira e segunda dose, mas a dose de reforço também”, completou o adjunto.

Atualmente, ainda existe alguns itens do anexo único em vigor do decreto nº 43.054, de 3 de março de 2022, e publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 4 de março, que determina a apresentação do passaporte de vacina com a segunda dose ou a dose única há, pelo menos, 15 dias, em ambientes como bares, restaurantes, boates e casas noturnas. A publicação no DODF, que começou a ter efeito apenas em 7 de março, exclui pessoas que não podem tomar a vacina em virtude das orientações das autoridades sanitárias, contudo, mediante a comprovação.

De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF), o assunto será deliberado pelo COE na próxima reunião ordinária e “as informações serão divulgadas em breve”. Procurada sobre a solicitação do COE, a Casa Civil não respondeu ao questionamento do Correio até o fechamento desta reportagem.

Taxa de transmissão em alta

A taxa de transmissão do novo coronavírus subiu novamente no Distrito Federal e atingiu o índice de 1,16 nesta terça-feira (10/5). De acordo com informações do Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF), o índice viral não tem dado trégua nos últimos oito dias. O número é preocupante segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pois a taxa está acima de 1 isso confirma que a pandemia está descontrolada. Neste momento, um grupo de 100 pessoas pode infectar outras 116.

No boletim mais recente, a pasta notificou, ainda, duas mortes em decorrência da covid-19. As duas vítimas eram do sexo feminino, tinham entre 80 e 89 anos e residiam no Distrito Federal. Uma morte ocorreu no dia 20 de janeiro e a outra dia 28 de fevereiro. Até o momento, 11.664 cidadãos perderam a vida para a covid-19 na capital do país.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação