Decisão

Reunião sobre novo comando cívico-militar do CED 1 da Estrutural é cancelada

Adiamento da reunião extraordinária no Centro Educacional (CED) 1 da Estrutural foi cancelada por indisponibilidade de agenda de todos os envolvidos

Pedro Marra
postado em 11/05/2022 17:20 / atualizado em 11/05/2022 17:28
 (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A. Press)
(crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A. Press)

A reunião entre pais de alunos no Centro Educacional (CED) 1 da Estrutural, que iria ocorrer às 19h desta quarta-feira (11/5), foi cancelada pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública do Distrito Federal (Conseg-DF). "Nova data será repassada assim que agendada", diz o comunicado. Após um aluno, de 14 anos, ser ameaçado pelo sargento Frederico Nicurgo de Oliveira, da Polícia Militar do DF, o comando cívico-militar da gestão compartilhada foi trocado, na última sexta-feira (5/6).

Reunião entre pais de alunos do CED 1 da Estrutural é cancelada por indisponibilidade de agenda de todos os envolvidos
Reunião entre pais de alunos do CED 1 da Estrutural é cancelada por indisponibilidade de agenda de todos os envolvidos (foto: Divulgação/Conseg)
 

Na divulgação anterior sobre o encontro, o conselho havia sugerido uma reunião entre pais de alunos, a gestão pedagógica de ensino da escola e o alto comando militar da gestão compartilhada, com objetivo de dar voz e vez aos pais de alunos, assim como permitir que o comando se manifeste em relação ao ocorrido. O Conselho Tutelar da Estrutural também foi convidado a estar presente.

Responsável pela gestão compartilhada nas escolas públicas do DF, a major Isabela Almeida, da PMDF, informa que o sargento foi dispensado do cargo na sexta-feira (6/5). "Ele foi afastado assim que tomamos conhecimento do vídeo", afirma. 

Segundo ela, que também é chefe do centro de políticas de segurança pública da Polícia Militar, não é possível informar a quantidade de militares que vão realizar o trabalho na escola por questão de segurança e sigilo.

Relembre o caso

O terceiro sargento Frederico Nicurgo de Oliveira, da PMDF, foi flagrado em gravações ameaçando dois estudantes do Centro Educacional 01 (CED 01), da Estrutural, durante o protesto dos alunos, na manhã de quinta-feira (5/5), após a exoneração da vice-diretora que chamou um policial de "cagão".

No vídeo ao qual o Correio teve acesso, o policial e o aluno aparecem discutindo dentro de uma sala quando o policial manda o estudante "abaixar a bola". Segundos depois, ao novamente discutir com o jovem e se sentir ameaçado, o oficial afirma que vai arrebentar o estudante de 14 anos. O sargento teve que ser separado por um outro policial militar. Veja o vídeo.

Em outro trecho do vídeo, gravado por estudante do lado de fora da sala, o terceiro sargento, que também exerce a função de monitor disciplinar da escola, ao ser afastado por um policial que tentava conter a discussão, ordena o jovem que estava gravando o vídeo para encostar na parede. "Quer ir preso?", disse Nicurgo. "Vocês estão vendo, né. A opressão que nós sofre aqui", disse o jovem. Após isso, a gravação acaba.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação