Crime

Golpistas se passam por servidores de cartório em Ceilândia e são alvos de operação

Estelionatários faziam contato com as vítimas e indicavam as próprias contas bancárias para depósitos. Os crimes geraram vários transtornos para os servidores de cartórios

Darcianne Diogo
postado em 12/05/2022 10:34 / atualizado em 12/05/2022 15:06
Ao se dirigir ao cartório, as vítimas descobriam que haviam caído em um golpe -  (crédito: PCDF/Divulgação)
Ao se dirigir ao cartório, as vítimas descobriam que haviam caído em um golpe - (crédito: PCDF/Divulgação)

Policiais civis da 23ª Delegacia de Polícia (P Sul) viajaram à cidade de Maracanaú, no Ceará, e cumpriram, nesta quinta-feira (12/5), mandados de busca e apreensão contra um grupo de estelionatários que se passava por servidores do cartório e cobravam depósitos bancários para pagamento de taxas cartorárias.

A operação Serventia do Crime mapeou a empreitada criminosa e revelou que os criminosos cometeram, ao menos, 10 estelionatos praticados por meio da internet. Utilizando-se do nome do Cartório de 6º Ofício de Registro de Imóveis do Distrito Federal, localizado em Ceilândia, os investigados sugeriram um número de telefone vinculado ao cartório dentro da plataforma Google Maps, induzindo as vítimas que pesquisassem na web com o nome do cartório a entrarem em contato com o número dos golpistas.

Delegado à frente das investigações, Thiago Boeing explica que, após o contato das vítimas, os estelionatários se passavam por servidores do cartório e cobravam depósitos bancários por pagamento de taxas e, posteriormente, indicavam as próprias contas bancárias para depósito. "Com o pagamento das taxas, as vítimas se dirigiam ao cartório e descobriam que haviam caído em um golpe. Os crimes geraram vários transtornos aos servidores do cartório, que rotineiramente eram interpelados por vítimas que ficavam irritadas ao perceberem a fraude", afirmou.

Em decorrência do grande número de vítimas, houve notificação por parte do cartório para a Corregedoria do Tribunal de Justiça do DF (TJDFT). Nesta quinta-feira, policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão no Ceará, local de origem dos investigados. Foram apreendidos aparelhos eletrônicos, celulares e anotações. As investigações seguem com o objetivo de qualificar todos os autores e as respectivas condutas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação