Previsão do Tempo

Frente fria, o que você precisa saber para reduzir os perrengues

Assim como o calor do verão, o frio castiga aqueles que não estão preparados para suportá-lo e podem trazer algumas dores de cabeça. Para evitar alguns perrengues, o Correio separou dicas que você deve colocar em prática antes do termômetro abaixar

Ana Maria Pol
postado em 16/05/2022 17:20
 (crédito: Minervino J?nior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino J?nior/CB/D.A Press)

Vento gelado, vontade de ficar mais tempo em casa, céu nublado. Essas são algumas das características clássicas de que o frio chegou e, no Distrito Federal não é diferente. Os moradores da capital que estão acostumados com as temperaturas de 29ºC, 30ºC, já começam a perceber a mudança na climatologia e a chegada da intensa massa de ar frio que deve atingir a cidade e registrar queda nos termômetros. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quinta-feira (19/5) e a sexta-feira (20/5) serão os dias com menor registro: 5ºC e 6ºC, respectivamente.

De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, é comum ver baixas temperaturas neste período. “Estamos na metade do outono, mas já começamos a ter essas características de frio, o que contribui para a preparação da chegada do inverno no DF”, diz. Até a próxima quinta-feira (19/5), o especialista diz que os termômetros da capital federal devem variar entre 10ºC e 27ºC.

“No sábado (21/5), as temperaturas voltam a ter elevação e ficam entre 10ºC e 26ºC”, diz. O inverno inicia oficialmente em 21 de junho. Há 35 dias do início da estação, o especialista explica que a massa de ar frio costuma ser vista com mais frequência no DF. Sendo assim, temperaturas baixas são esperadas. “Não é um indicativo de que teremos um inverno mais intenso porque nós estamos em um período que elas realmente costumam avançar com mais força”, explica.

De acordo com o meteorologista, há um deslocamento da massa de ar frio do Sul em direção ao Norte, que passa pelo Centro-Oeste, o que contribui para o frio do período. “É algo mais frequente no inverno, uma estação fria e seca. Isso porque essa estação é um período com pouca chuva, mas maior impacto nos registros. Diferentemente do verão, quando estão elevadas e o impacto é maior nas chuvas”, cita.

Veja o quadro da previsão do tempo da semana

Terça-feira (17/5): 16ºC - 27ºC
Quarta-feira (18/5): 10ºC - 22ºC
Quinta-feira (19/5): 5ºC - 21ºC
Sexta-feira (20/5): 6ºC - 23ºC
Sábado (21/5): 10ºC - 26ºC

Assim como o calor do verão, o frio castiga aqueles que não estão preparados para suportá-lo e podem trazer algumas dores de cabeça. Para evitar alguns perrengues, o Correio separou dicas que você deve colocar em prática antes do termômetro abaixar!

Imunidade em alta

Nos dias frios, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, necessitando de maior quantidade de calorias. Por isso, é comum que os brasilienses sintam uma vontade ainda maior de comer alimentos gordurosos e calóricos. Mas é preciso lembrar que, no mesmo período, o risco de ser contaminado com gripes ou resfriados é ainda maior. Por isso, manter uma alimentação saudável é fundamental, conforme explica a nutricionista Jaqueline Venâncio.

“No frio, ficamos com mais fome. É um processo que adquirimos de estocar gordura, já que ela esquenta o nosso corpo. Então a tendência é comer coisas mais calóricas”, diz.

Segundo a nutricionista, é preciso que o brasiliense dê prioridades para coisas saudáveis. “Podemos substituir por opções integrais, legumes, batatas, inhame. Alimentos que, na forma de purê, são boas opções para saciar sem perder a nutrição”, diz. A especialista diz, ainda, que a tendência é que, durante o frio, os moradores da capital optem por coisas quentes. Uma boa pedida para evitar doenças são os famosos chás. “Principalmente de hortelã, limão ou abacaxi. Chás cítrico são bons para a imunidade”, explica.

Além de ser uma boa opção para a imunidade, Jaqueline explica que a bebida quente ajuda na hidratação do corpo. “Durante o frio, acabamos adoecendo por falta de água. É comum que as pessoas não queiram beber água. Então opções como o chá, caldos ou sopas são boas para ajudar na imunidade”, cita. De acordo com a especialista, com o frio, o ser humano tende a ir mais vezes ao banheiro e o corpo pode ficar lento para estocar gordura.

“Por isso, quem mora em Brasília deve ficar atento à hidratação, principalmente porque além de ser frio, encaramos um tempo seco, o que pode causar doenças como sinusite, rinite, gripe e por aí vai”, diz.

Para aqueles que não são fãs de chá, a nutricionista dá outra dica: “Uma opção é acrescentar mais alho na comida. Tanto em formato de chá, como em forma de tempero, o alho é uma opção boa para aumentar a imunidade”, cita. “Em resumo, sempre opte pelo mais saudável. Evite ter em casa coisas que engordam muito, como suco de caixinha, refrigerante, pão e coisas de confeitaria, por exemplo”, diz.

Confira as dicas:

- Beba chás cítricos e muita água;
- Opte por opções que ajudam na hidratação como caldos e sopas;
- Alho é uma boa opção de tempero e chá para ajudar na imunidade;
- Evite alimentos calóricos.

Saiba mais no instagram @nutrijaquevenancio.

Menos é mais

Temperaturas baixas são exceção no DF mas, quando chegam, a tendência dos brasilienses é montar um look com várias peças. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o menos pode ser mais.

“As pessoas acham que têm que colocar um monte de camadas, mas temos que pensar nas roupas certas para o frio. A cor e tecido podem influenciar nisso, por exemplo”, explica a consultora de moda e imagem Júlia Bianchetti. O ideal, de acordo com a especialista, é optar por roupas justas ao corpo. “Tudo que é justo vai aderindo mais ao corpo e acaba esquentando mais do que um casaco grande e pesado”, pontua.

De acordo com Júlia, não é comum que os brasilienses precisem lidar com mudanças abruptas do clima. “O inverno aqui (em Brasília) não costuma ser rigoroso. Tem horas que faz frio, mas em outras faz muito calor. O bacana para pensar em looks no tempo frio, aqui no DF, é usar roupas que sejam fáceis de tirar e colocar”, cita.

Uma opção é recorrer à terceira peça. Use camadas de roupas mais justas ao corpo, um casaco, blazer ou cachecol. Assim, você pode usar o look completo de manhã e, nas horas mais quentes do dia, basta tirar algumas peças para sobreviver ao calor e sol”.

Além das peças, Júlia diz que uma alternativa é pensar nas cores das roupas. “O preto, cinza e vinho são cores que costumam manter a temperatura do corpo e aquecem mais. Então uma alternativa é optar por cores escuras”, afirma. Além disso, a consultora pontua que o poliéster é uma das melhores alternativas para o frio. “É um tecido que não respira muito e, hoje em dia, a maioria das roupas tem muito poliéster”, completa.

Confira as dicas:

- Opte por roupas justas;
- Recorra a peças que esquentam, acompanham o look, mas possam ser retiradas depois, como casacos, blazers ou cachecóis;
- Cores escuras como preto, cinza e vinho ajudam a manter a temperatura quente;
- Poliéster é o melhor tecido para o clima frio.

Saiba mais no instagram @juliabianchetti.estilo.

Atenção com as plantas

Faça calor ou faça frio, seja dentro de casa, no apartamento ou no jardim, as plantas sempre requerem cuidados e, quando as temperaturas dos termômetros caem, as folhas tornam-se ainda mais sensíveis. Isso porque, de acordo com o agricultor urbano Juarez Martins, durante o outono e inverno, tudo na natureza diminui o metabolismo.

“Nós ficamos mais moles, devagar. E com as plantas não é diferente. Elas diminuem o metabolismo e, por isso, as folhas começam a cair, economizam água”, explica.

Para driblar isso, o agricultor diz que uma das dicas é fazer com que as plantas tomem o máximo de sol possível. “Os períodos do dia ficam mais curtos e isso significa menos luz para as plantas. Então levando elas para tomar sol ajudamos a fazer com que tenham uma fonte de calor para receber”, pontua. Além disso, Juarez cita a importância de fazer a adubação e poda de todas as plantas.

“É o momento de alimentá-las para que depois elas se desenvolvam melhor e, dessa forma, evitamos que as plantas sofram com o frio A poda também ajuda para que não exista desperdício de seiva, por exemplo”, menciona.

As noites frias podem atrapalhar no desenvolvimento das raízes das plantas.

“Temos o hábito de varrer as folhas que caem no chão, mas isso não acontece por acaso. Elas caem porque necessitam fazer uma espécie de cobertor embaixo da árvore, o que vai fornecer calor, além de impedir que o frio da noite chegue nas raízes”, menciona Juarez. Ainda, a cobertura evita a evaporação da água na terra. “Elas permanecem úmidas e ajudam as plantas”, cita.

Sejam pés de manga, ou roseiras pequenas, todas as plantas vão reagir de forma igual. Por isso, manter a adubação em dia é de suma importância. Para isso, o agricultor dá a dica. “Você pode fazer um adubo caseiro. Basta pegar borra de café, casca de banana e casca de ovo.

Coloca para secar em um forno alguns minutos e depois triture para formar uma mista. Coloque de uma a duas colheres de sopa em casa vasinho e vai ajudar a planta a passar bem o período. Na primavera, elas vão dar muitas flores porque foram bem cuidadas”, conta.

Juarez diz, ainda, que uma opção para as plantas de vaso é cuidar da proteção de suas raízes. Algo que pode ser feito tanto com pedaços de jornal como com folhas ou pedaços de grama cortados. “Você também pode comprar casca de pinus, uma casquinha de madeira para colocar em cima e fazer a proteção da planta. E nunca se esqueça: capriche bem na rega. É sempre importante molhar bem as plantas”, completa Juarez.

Confira as dicas:

- Deixe a planta tomar sol;
- Adube bem e pode quando necessário;
- Mantenha o cobertor das raízes, com folhas secas, restos de grama ou, em caso de vasos de plantas, pedaços de jornal;
- Regue todos os dias.

Saiba mais no instagram @hortalindabsb.

Cuidados com ambiente fechado 

Para se proteger do frio, é comum que as pessoas recorram, seja no trabalho, ou em casa, a locais fechados, sem ventilação, aumentando as chances de infecção por vírus.

Mas, de acordo com a infectologista Joana D’Arc, a alternativa não é a melhor escolha. "O ambiente fechado, é chamado de área vermelha, isso porque a possibilidade de suspensão de partículas é maior e o risco de circulação de vírus sazonais também”, explica.

Segundo a infectologista, é importante que, mesmo com o frio, os brasilienses optem por ambientes que ofereçam melhor ventilação, com troca de ar. “Caso não exista essa possibilidade, é preciso usar filtros nos ambientes que filtrem, de forma adequada, essas partículas do ar. Nesses casos, as empresas devem manter a limpeza para circulação de um ar mais limpo”, pontua.

Caso a pessoa apresente sintomas respiratórios, Joana diz que é importante não se esquecer das máscaras. “É uma rotina que ajuda a proteger o próximo. Ou, de preferência, mantenha as etiquetas respiratórias. Coloque o antebraço para conter a explosão de partículas”, diz.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação