Pandemia

DF registra 547 novos casos de covid-19 e taxa de transmissão cai

Boletim divulgado pela Secretaria de Saúde confirma que mais de 500 pessoas foram contaminadas pelo novo coronavírus. A taxa caiu após 12 dias seguidos de altas

Arthur de Souza
postado em 17/05/2022 19:04 / atualizado em 17/05/2022 21:03
Esta é a primeira vez que o DF tem mais de 500 infectados com a doença, desde o dia 15 de março. -  (crédito:  Ed Alves/CB)
Esta é a primeira vez que o DF tem mais de 500 infectados com a doença, desde o dia 15 de março. - (crédito: Ed Alves/CB)

Após 12 dias consecutivos de aumento, a taxa de transmissão do novo coronavírus caiu no Distrito Federal, ficando em 1,33 nesta terça-feira (17/5). As informações são do Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF) diariamente.

Apesar da ligeira queda, o número ainda preocupa, pois, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando a taxa está acima de 1, indica que a pandemia está descontrolada. Neste momento, um grupo de 100 pessoas podem infectar outras 133 na capital do país.

Em relação aos diagnosticados, a Secretaria registrou 547 novos casos positivos da covid-19. Esta é a primeira vez que o DF tem mais de 500 infectados com a doença, desde 15 de março. Desta forma, o total de contaminados pelo novo coronavírus chegou a 700.122.

Além disso, a Secretaria de Saúde contabilizou que mais de 623 mil são moradores do DF, 36 mil de Goiás, 9 mil de outros estados e cerca de 30 mil ainda estão em investigação.

Óbitos

No boletim mais recente, a pasta notificou mais dois óbitos. Uma das vitimas era do sexo feminino e a outra, do sexo masculino. Além disso, os dois tinham idade entre 60 e 69 anos, estavam internados em hospitais no momento da morte e foram confirmados com algum tipo de comorbidade. Até o momento, 11.674 pessoas perderam a vida pelo vírus no DF.

A média móvel de infecções está em 422 nesta terça-feira (17/5), o que representa um aumento de 134% em relação a 14 dias atrás. A média móvel de óbitos está em 2 — isso representa um aumento de 66%, na comparação com o cálculo feito há duas semanas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação