Parque da Cidade

Adolescente atingido por árvore de 20 metros está na UTI em estado grave

Pedro Miguel Rodrigues Cardoso, 15 anos, teve fraturas no crânio e lesões na coluna. Médicos não arriscam prognóstico, diz a mãe do menino atingido por uma árvore de 20 metros, no Parque da Cidade

Júlia Eleutério
postado em 19/05/2022 10:58 / atualizado em 19/05/2022 11:05
A árvore caiu em cima do adolescente enquanto a família celebrava o dia das mães -  (crédito:  Ana Luisa Araujo/CB)
A árvore caiu em cima do adolescente enquanto a família celebrava o dia das mães - (crédito: Ana Luisa Araujo/CB)

Passados 11 dias desde que foi atingido por uma árvore de 20 metros, no Parque da Cidade, a única forma que Pedro Miguel Rodrigues Cardoso, 15 anos, consegue interagir com familiares e a equipe médica é mexendo com os olhos. O estado de saúde do adolescente é grave e ele segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular do Distrito Federal, sem previsão de alta.

A mãe do menino, Luciane Rodrigues, celebra a conquista, mas a preocupação com a recuperação dele é enorme. Ao Correio, ela disse que, no momento, a sedação foi retirada. Porém, ele se alimenta e faz xixi por meio de sondas, está entubado e permanece com ventilação mecânica.

Outro avanço no quadro de saúde de Pedro Miguel é que o inchaço no cérebro e os coágulos têm regredido lentamente. “O crânio dele se partiu em várias frações e houve lesões em quatro vértebras e uma lesão na medula, altura da C4. Ele consegue interagir mexendo os olhos, mas não há nenhum movimento corporal”, explica Luciane.

Segundo Luciane Rodrigues, logo que deu entrada no Hospital de Base, no dia do acidente, ele passou por cirurgia para fechar um orifício no estômago e por uma cirurgia de coluna no domingo (15/5). Sobre o futuro? “Os médicos não têm prognóstico fechado. Dizem que só o tempo dirá. Nós aguardamos com fé em Deus”, destacou a mãe na ocasião.

Ao longo desta semana, a família pediu doações de sangue para o tratamento do jovem. Os voluntários devem citar o nome do adolescente no Centro Médico de Brasília e, para doar, basta ir até a Hemoclínica localizada no SHLS 716, Bloco C, Entrada B, no térreo. As doações podem ser feitas entre 7h e 12h. Qualquer dúvida, é possível entrar em contato pelo telefone (61) 3346-9788.

Relembre o caso

Uma árvore de cerca de 20 metros caiu na cabeça do adolescente e também acabou atingindo uma mulher, no dia das mães (8/5), no Parque da Cidade. Pedro sofreu uma parada cardiorrespiratória e a mulher fraturou a perna. Ambos foram atendidos no local pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação