Mobilidade

Parada livre: Ônibus no DF poderão parar fora do ponto entre 21h e 6h

Foi sancionada a lei que determina que ônibus poderão parar fora do ponto para deixar passageiros entre 21h e 6h. A publicação está no Diário Oficial desta quinta-feira (19/5)

Correio Braziliense
postado em 19/05/2022 21:02 / atualizado em 19/05/2022 21:02
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou a lei que amplia o horário da parada livre para desembarque de passageiros de ônibus em Brasília. Conforme publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nesta quinta-feira (19/5), os usuários do transporte público poderão desembarcar dos ônibus fora dos pontos determinados a partir das 21h até as 6h .

O GDF tem até 90 dias para regulamentar o texto para que ele passe a valer. Em 26 de abril, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou o projeto de lei que determinava a livre parada dos coletivos, mas faltava a validação do chefe do Executivo local. Hoje, o horário para o desembarque alternativo começa às 23h e vai até as 6h.

A proposta — de junho de 2021 — estabelece, também, que deverá ser fixado um aviso informando o novo horário da parada livre no interior dos veículos. O objetivo do texto é alterar o horário inicial do desembarque livre, disposto na Lei n° 1.871/1998.

Na proposta, de autoria do deputado distrital Rafael Prudente (MDB), a justificativa da mudança é garantir “maior sensação de segurança aos usuários do transporte coletivo do Distrito Federal”.

“A violência em todo o país aumentou de forma exponencial, trazendo incertezas e medo à população que precisa utilizar o transporte. Por óbvio, o período noturno é o mais perigoso e se mostra o mais vulnerável para esses usuários que viajam à noite”, complementou no texto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 28/08/2019. Credito: Ana Rayssa/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Perigo para mulheres nas paradas de onibus. Parada de onibus na UnB.
    28/08/2019. Credito: Ana Rayssa/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Perigo para mulheres nas paradas de onibus. Parada de onibus na UnB. Foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press
  • Segundo o GDF, Cerca de 400 mil passageiros serão beneficiados em 365 linhas
    Segundo o GDF, Cerca de 400 mil passageiros serão beneficiados em 365 linhas Foto: Imagem ilustrativa - naeimasgary/Pixabay
  •  01/02/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Transporte publico com a nova onda de transmissão da Covid 19 - Variante Ômicron. Parada de Onibus na Celiandia Centro.
    01/02/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Transporte publico com a nova onda de transmissão da Covid 19 - Variante Ômicron. Parada de Onibus na Celiandia Centro. Foto: ED ALVES/CB/D.A.Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação