Crime

Justiça mantém preso homem que atropelou cinco crianças em Ceilândia

Decisão aconteceu em audiência de custódia na manhã desta terça-feira (24/5). Defesa de Francisco Manoel da Silva chegou a pedir a liberdade provisória do cliente, mas juíza entendeu que o crime chocou a população do Distrito Federal por toda a gravidade

Pablo Giovanni*
postado em 24/05/2022 12:17 / atualizado em 24/05/2022 12:18
Francisco Manoel da Silva permanecerá preso por decisão juficial -  (crédito:  Carlos Vieira/CB)
Francisco Manoel da Silva permanecerá preso por decisão juficial - (crédito: Carlos Vieira/CB)

A juíza de direito Monike de Araújo Cardoso, do Núcleo de Custódia de Ceilândia, converteu em preventiva a prisão de Francisco Manoel da Silva, autor do atropelamento de cinco crianças na tarde do último domingo (22/5), em Ceilândia. Francisco Manoel, que não possui carteira de habilitação (CNH) e estava bêbado, tentou fugir do local no dia do ocorrido, mas foi contido e agredido por populares.

No decorrer da audiência de custódia, a defesa do pedreiro afirmou que o cliente apenas tentou fugir do local para se proteger, além de pedir a liberdade provisória sem necessidade de fiança, já que Francisco tem endereço e renda fixa. Contudo, na visão da magistrada, pelo fato do autor dos atropelamentos não possuir CNH, além de dirigir bêbado, assumiu o risco de matar. Quatro das cinco crianças estão em estado grave.

Questionado antes da audiência se queria se pronunciar sobre algo, o pedreiro afirmou que “nunca foi preso na vida”. A juíza, no entanto, reiterou que, em 2015, Francisco Manoel teve uma passagem por outro delito de trânsito. Ao fim, questionado novamente após a decisão da juíza em que se determinou a prisão preventiva, o autor dos atropelamentos não quis se pronunciar, deixando a sala com semblante cabisbaixo. A audiência aconteceu de forma virtual.

"Um pesadelo nas nossas vidas"

Medo e revolta tomaram conta dos moradores da QNP 5, no dia seguinte ao atropelamento de cinco crianças, de 4 a 11 anos, na via P2 Norte, na tarde de domingo (22/5), por um motorista bêbado. "Ninguém conseguiu dormir. Queríamos que fosse um sonho, mas se tornou um pesadelo nas nossas vidas", desabafa Glória Rodrigues Pereira, 51 anos, avó de Ester Isabelly Pereira, 10, e Ana Júlia Pereira, 6 — duas das vítimas.

A família das cinco crianças pede por justiça. "Engraçado que ele teve o raciocínio rápido de correr, de fugir. Se não fossem os motoqueiros, ele teria fugido. A consciência dele não estava tão ruim assim. Por que ele não parou? Por que não prestou socorro?", protesta Glória Rodrigues.

Relembre o caso

Francisco Manoel da Silva, 53, atropelou as cinco crianças enquanto atravessavam a faixa de pedestres. Policiais militares tiveram que conter a população, que pretendia linchar o motorista. Em exame no Instituto Médico Legal (IML), foi constatado a embriaguez do condutor, que afirmou à polícia ter consumido uma dose de uísque. Ele estava sem a carteira de habilitação.

Ao Correio, o delegado da 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia Norte), Fernando Crisci, informou que Francisco está preso no Departamento de Polícia Especializada (DPE) da Polícia Civil (PCDF), aguardando audiência de custódia, que será realizada nesta terça-feira (24/5). Quatro vítimas estão internadas em unidades de terapia intensiva (UTI) em estado grave no Hospital de Base. Maria Eduarda da Silva Moura, 10, recebeu alta hospitalar na tarde de segunda-feira (24/5).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação