IGREJA CATÓLICA

Papa Francisco anuncia arcebispo de Brasília como novo cardeal

Dom Paulo Cezar Costa está na Arquidiocese da capital desde 2020. Além dele, outro sacerdote brasileiro, Dom Leonardo Steiner, integra a lista. Anúncio foi feito este domingo (25/9)

Giovanna Fischborn
postado em 29/05/2022 22:08 / atualizado em 30/05/2022 00:21
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

Neste domingo (29/5), o Papa Francisco anunciou um Consistório para a criação de 21 novos cardeais da Igreja Católica. Dois brasileiros foram nomeados: Dom Paulo Cezar Costa, da Arquidiocese de Brasília, e Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus. Os cardeais são escolhidos diretamente pelo Papa e são os assessores diretos do pontífice. Para ser cardeal, é obrigatório ser bispo ou arcebispo.

“Oremos pelos novos cardeais e para que eles, confirmando sua adesão a Cristo, me ajudem em meu ministério como bispo de Roma pelo bem de todo o santo povo fiel de Deus”, rezou o líder do Vaticano. Também da América do Sul, foram nomeados o paraguaio Adalberto Martínez Flores, arcebispo de Assunção, e o colombiano Jorge Enrique Jiménez Carvajal, arcebispo emérito de Cartagena. A Itália, hoje com 44 nomes, ganhará mais cinco cardeais. Os Estados Unidos, mais um. 

Dom Paulo Cezar, representante de Brasília, se disse surpreso com a nomeação e agradeceu o reconhecimento do trabalho que é feito no Brasil e nas igrejas brasilienses. “Estava assistindo à televisão, quando o Papa falou sobre a convocação do Consistório. Disse o nome de Dom Leonardo e, depois, chamou o meu. A emoção foi grande”, contou em entrevista coletiva. Mesmo com o comunicado, ele manteve a agenda do dia e da semana.

O arcebispo afirmou que permanecerá na Arquidiocese e reforçou a missão do ministério enquanto serviço. “Um cardeal tem a missão de servir ao povo de Deus, ajudando o Papa no governo da Igreja. Buscarei fazer com alegria tudo o que o Santo Padre pedir”, completou. Paulo Cezar é bispo há 11 anos. Foi nomeado arcebispo de Brasília em 2020. Aos 54 anos, torna-se, então, o cardeal mais novo entre o Colégio, posto antes ocupado por Dieudonné Nzapalainga, da República Centro-Africana, de 55. 

Colégio de Cardeais

A cerimônia será dia 27 de agosto. O Consistório reúne todos os cardeais, inclusive os recém-escolhidos, para ajudar o Papa em decisões administrativas e econômicas.

Agora, o Brasil tem nove representantes no colégio cardinalício. Apenas a Itália, os Estados Unidos e a Espanha têm mais membros. Atualmente, o Vaticano tem 208 cardeais. Com a atualização proposta por Francisco, serão 229.

Aqueles que tem menos de 80 anos podem votar para eleger o próximo Papa. Por esse motivo, dos nove integrantes brasileiros no Colégio dos Cardeais, só seis votariam num eventual conclave, que ocorre após a renúncia ou morte de um Papa. Da lista anunciada, hoje (29/5), por Francisco, 16 religiosos estariam aptos a votar.

Trajetória de Dom Paulo Cezar

O religioso é natural de Valença, no Rio de Janeiro. Graduado em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do estado, foi ordenado sacerdote em 1992, aos 25 anos. Foi pároco, reitor do seminário e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio).

Mais tarde, em 2010, foi escolhido, pelo Papa Bento XVI, para ser bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião, também no Rio de Janeiro, e, no ano seguinte, foi ordenado pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Lá, foi articulador e organizador da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Em 2016, o Papa Francisco o nomeou como o 7º Bispo da Diocese de São Carlos, em São Paulo.

Atualmente, Dom Paulo Cezar é responsável pelo Setor Universidades da Igreja no Brasil, da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura, é membro do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM). No Vaticano, Dom Paulo Cezar integra a Pontifícia Comissão para América Latina e o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação