Operação Ambrósio

Falso Subsecretário do DF Legal é alvo de operação policial

O homem fingia ocupar o cargo para obter vantagens, como interferir em ações de combate à ocupação ilegal de terras no DF

Correio Braziliense
postado em 03/06/2022 08:53 / atualizado em 03/06/2022 10:01
A polícia ressalta que, até o momento, não há indicativo da participação de servidores públicos ou agentes políticos nos crimes em apuração -  (crédito: PCDF/Divulgação)
A polícia ressalta que, até o momento, não há indicativo da participação de servidores públicos ou agentes políticos nos crimes em apuração - (crédito: PCDF/Divulgação)

Um homem suspeito de se passar por subsecretário do DF Legal foi alvo de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), na manhã desta sexta-feira (3/6). Segundo as investigações, ele fingia ocupar o cargo para obter vantagens com grileiros de terras. A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em domicílio.

A polícia apurou que o investigado, utilizando de uma falsa identidade, participava de reuniões com agentes políticos e com servidores públicos para tentar interferir, principalmente, em ações de combate à ocupação irregular de terras. De acordo com a investigação, o suspeito não agia sozinho. Ele teria três comparsas, aparentemente grileiros de terras, para impedir a atuação do Estado sobre as grilagens em terrenos feitas por eles.

O falso subsecretário tentava, frequentemente, impedir demolições e desocupações em terrenos invadidos. O investigado também fingiu ser, em algumas ocasiões, subsecretário da Casa Civil do DF. Ele se aproveitava de qualquer uma das duas falsas identidades e entrava gratuitamente em casas noturnas, além de consumir bebidas nos locais.

“Durante a investigação, vários empresários de casas noturnas do DF foram ouvidos e confirmaram que o investigado, que fingia se chamar Jean e ser servidor público do DF legal, ingressava nas casas noturnas sem pagar nada sob o argumento de que poderia ajudá-los em eventuais fiscalizações do DF Legal”, destacou o delegado do caso, Waldemar Tassara.

Os mandados de busca e apreensão foram feitos na casa do investigado e dos três comparsas para buscar mais provas e elementos para a investigação do caso, que ainda está em curso. A polícia ressalta que, até o momento da publicação desta matéria, não há indicativo da participação de servidores públicos ou agentes políticos nos crimes em apuração.

“Vários documentos foram apreendidos e aparelhos celulares que poderão demonstrar com mais clareza a atuação desses indivíduos se passando como servidor público e a atuação deles na grilagem e ocupação irregular de terras”, ressaltou o delegado.

A ação policial foi denominada Operação Ambrósio, fazendo referência ao personagem enganador da peça O Noviço, de Martins Pena. Ao final das investigações, os suspeitos podem responder pelos crimes de tráfico de influência, de fingir-se funcionário público, falsidade documental, esbulho possessório, loteamento irregular de terras, estelionato e associação criminosa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação