Ensino

Escola do Lago Norte será a primeira cívico-militar do Plano Piloto

Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte aprovou o modelo cívico-militar neste sábado (4/6). Secretaria de Educação e de Segurança Pública têm três meses para implementar o projeto

Correio Braziliense
postado em 07/06/2022 11:06 / atualizado em 07/06/2022 11:24
Escolas cívico-militares já funcionam em cidades do DF, como na Estrutural -  (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Escolas cívico-militares já funcionam em cidades do DF, como na Estrutural - (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Plano Piloto terá sua primeira escola cívico-militar. Por 111 votos a favor e 16 contra, a comunidade escolar do Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte (Celan) aprovou, neste sábado (4/6), o modelo de gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública.

Votaram pais e responsáveis, professores e servidores. Agora, a decisão está sendo formalizada junto às pastas responsáveis pela implementação do modelo, o que deve acontecer em até três meses. Atualmente, a escola tem 840 alunos matriculados nas últimas séries do ensino fundamental.

Gestão compartilhada

O Celan será a 17ª escola cívico-militar do DF, modelo que foi inaugurado em fevereiro de 2019. A iniciativa é destinada a estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. Nessas unidades, os profissionais da educação ficam responsáveis, exclusivamente, pelo trabalho pedagógico e  profissionais da segurança ficam responsáveis pela disciplina junto aos alunos.

As pastas estão realizando ações conjuntas a fim de proporcionar uma educação de qualidade para os estudantes da rede pública, além de construir estratégias voltadas ao policiamento comunitário e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar. Há, ainda, uma parceria entre o Ministério da Educação e as Forças Armadas. Quatro escolas seguem esse formato, em que os militares da reserva desenvolvem as atividades.

Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação