Chuva

Brasilienses registram chuvas em pontos isolados neste domingo (12/6)

Apesar de estar no período da seca, o DF teve pancadas isoladas de chuva. Segundo o Inmet, uma frente fria causou aumento na nebulosidade

Rafaela Martins
Arthur de Souza
postado em 12/06/2022 16:56 / atualizado em 12/06/2022 19:59
Quem precisou sair de casa na tarde deste domingo (12/6), teve que levar o guarda-chuva. -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Quem precisou sair de casa na tarde deste domingo (12/6), teve que levar o guarda-chuva. - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Choveu no Distrito Federal! Durante a tarde deste domingo dos namorados (12/6), a capital do país registrou pontos de chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria — que vem do Sul do país — causou aumento na nebulosidade, fato que culminou na precipitação no Park Way e na região central.

O especialista do instituto Cléber Souza afirma que essas chuvas já eram esperadas. “Entre hoje e amanhã pode haver chuvas em áreas isoladas do DF, inclusive em Brasília. Só que serão aquelas consideradas mais fracas”, explica. Sobre a sensação de frio neste domingo (12/6), ele comenta que a frente fria, combinada com o aumento da nebulosidade, faz com que as temperaturas caiam um pouco.

No entanto, o meteorologista reforça que não há motivos para preocupação. “A temperatura máxima cai, devido à atuação dessa massa de ar polar, mas ela não vai chegar ao DF, como aconteceu em maio”, lembra Souza. A mínima registrada neste domingo foi de 15ºC, enquanto a máxima ficou em torno de 26ºC.

A alta nebulosidade colaborou para que o tempo não ficasse tão seco no Dia dos Namorados. A umidade relativa do ar variou entre 40% e 90%. Até a próxima terça-feira (14/6), Andrea Ramos, também especialista do Inmet, afirma que as mínimas devem ficar entre 10 e 15ºC, enquanto as máximas ficarão entre 25 e 26ºC.

“Até o meio dessa semana, vamos estar sob influência dessa massa de ar, de origem polar, que vai proporcionar quedas de temperaturas e um pouco de umidade”, esclarece. A partir da quarta-feira (15/6), segundo Andrea, a massa de ar vai embora e o tempo “volta a esquentar”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação