Investigação

Gatos são encontrados mortos com sinais de envenenamento no Park Way

De acordo com a ocorrência registrada, os animais eram comunitários, haviam sido resgatados por moradores locais e vinham sendo supervisionados por voluntários

Carlos Silva*
postado em 13/06/2022 22:12 / atualizado em 13/06/2022 22:35
Um dos animais estava em estado avançado de descomposição -  (crédito: Material cedido ao Correio)
Um dos animais estava em estado avançado de descomposição - (crédito: Material cedido ao Correio)

Moradores da quadra 28 do Park Way estão intrigados com a morte de gatos na região. Os felinos foram encontrados entre os dias 1º e 4 deste mês, com sinais de envenenamento. O caso é investigado pela 11ª Delegacia de Polícia (Núcleo Bandeirante).

De acordo com a ocorrência registrada, os animais eram comunitários e haviam sido resgatados por moradores locais. Depois de serem castrados, estavam sendo supervisionados por voluntários, que também providenciavam alimentos e água.

Vanda Del Cistia Mell, moradora do Park Way e voluntária do grupo que cuidava dos animais, relata que havia 25 gatos e, agora, restam 15. Segundo ela, os desaparecimentos começaram a ser notados em novembro de 2021. “Algumas protetoras começaram a notar, depois que começamos a fazer um controle por conta da castração. Aí, vimos que alguns gatos resgatados não apareciam mais para se alimentar, por exemplo”, conta.

A moradora também revela que, devido ao fato de os gatos se esconderem no momento da morte, foi difícil encontrar os cadáveres, que se amontoaram nos bueiros da região. “Um dos bueiros ainda está com cheiro de animais mortos. Outros ainda foram encontrados em um jardim. Foi acontecendo um a um para não chamar atenção dos protetores”, afirma. Vanda também diz que um dos gatos mortos apareceu na casa de uma das testemunhas com chumbinho na boca.

“Na hora que há poda de árvores ou qualquer outro evento que atrapalhe o sossego de suas moradias, se mobilizam, mas não acontece o mesmo na hora de cuidar dos animais daqui. Vivemos em uma selva de pedra, em que o animal feroz é o humano”, conclui Vanda.

*Estagiário sob a supervisão de Malcia Afonso

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Um dos gatos foi encontrado no jardim de uma casa da quadra do Park Way
    Um dos gatos foi encontrado no jardim de uma casa da quadra do Park Way Foto: Material cedido ao Correio
  • Os voluntários supervisionavam os animais, oferecendo abrigo e alimento
    Os voluntários supervisionavam os animais, oferecendo abrigo e alimento Foto: Material cedido ao Correio
  • O número de gatos resgatados na região diminuiu de 25 para 15, desde o início dos desaparecimentos
    O número de gatos resgatados na região diminuiu de 25 para 15, desde o início dos desaparecimentos Foto: Material cedido ao Correio
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação