Covid-19

Ibaneis reconhece lotação de UTIs pediátricas, mas garante serviço da Saúde

Governador do DF comentou que apesar de a taxa de ocupação dos leitos pediátricos de UTI de covid-19 estar em 100%, a Secretaria de Saúde dá conta de prestar o atendimento

Pedro Marra
postado em 14/06/2022 13:34 / atualizado em 14/06/2022 17:46
 (crédito: Edílson Rodrigues/CB/D.A Press)
(crédito: Edílson Rodrigues/CB/D.A Press)

Durante agenda oficial, na manhã desta terça-feira (14/6), o governador do DF, Ibaneis Rocha, comentou que apesar de a taxa de ocupação dos leitos pediátricos de UTI de covid-19 na rede pública estar em 100%, a Secretaria de Saúde tem dado conta de fazer a rotatividade desses leitos. "Vamos continuar avançando no trabalho que vem sendo feito", declarou o chefe do Executivo local.

Até às 10h25 desta terça-feira (14/6), o portal InfoSaúde-DF mostrava que havia 11 leitos de UTI de covid-19 neonatal e adulto vagos, sendo três do primeiro tipo. A ocupação desse grupo está em mais de 71%.

Na rede particular, a taxa estava em 50% para leitos pediátricos, mas é preciso destacar que há dois: um vago e outro ocupado. Entre todos os 140 equipamentos, 138 são do tipo adulto. Desses, 72 estão ocupados e 43 vagos. Outros 23 leitos estão bloqueados.

As crianças, um dos grupos mais afetados pelas condições climáticas, encontram dificuldades em conseguir atendimento nas emergências pediátricas dos hospitais públicos. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF Codeplan), na capital, há quase 206 mil crianças de 0 a 4 anos e 11 meses.

Outro ponto de atenção são aquelas de 5 a 11 anos e 11 meses, que podem ser imunizadas e ainda não foram. Nessa idade, são 268 mil crianças. Porém, 171,6 mil (64%) tomaram a primeira dose e 104,2 mil (38,8%) a segunda. 

A reportagem procurou a Secretaria de Saúde do DF para saber se serão abertos mais leitos pediátricos de UTI de covid-19. Em nota, a pasta informou que está monitorando todos os casos de covid-19 e demais síndromes respiratórias agudas graves (SRAG).

O órgão destacou que todas as medidas tomadas para combate ao novo coronavírus são baseadas em avaliações de especialistas, critérios científicos e dados técnicos. "A situação é monitorada todos os dias, em tempo real. Quaisquer alterações serão amplamente divulgadas pelo GDF", concluiu o texto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação