Tempo

Chuva volta a cair na tarde desta segunda-feira (13/6), no DF

As chuvas, de acordo com o Inmet, acontecem por conta de uma frente fria, que favoreceu aumento da umidade na atmosfera

Arthur de Souza
postado em 13/06/2022 19:52
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Pelo segundo dia consecutivo, o Distrito Federal registrou chuva. Na tarde desta segunda-feira (13/6), moradores da capital perceberam chuviscos em algumas regiões. Alguns filmaram o momento, no Eixo Monumental, próximo ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Confira o vídeo:

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), isso já era esperado e pode ocorrer até quarta-feira (15/6), possivelmente. “Porém, tudo na mesma situação: condição pequena de chuva, ou seja, nada para mudar a expectativa ou o padrão de secura da região”, ressaltou o especialista do órgão Olívio Bahia.

Sobre a precipitação desta segunda-feira (13/6), o meteorologista disse que foi algo pontual, tanto que não houve registro em nenhuma das estações do Inmet. “Pouca chuva e bem isolada, não chega nem a ‘molhar o chão’ direito”, brincou. “Mesmo com registros visuais. Sabemos que está chovendo, mas a chuva é bem local e muito fraca”, complementou.

Olívio Bahia aproveitou para explicar o motivo desse fenômeno. “Uma frente fria acabou favorecendo a elevação do teor de umidade na atmosfera. Esta umidade, associada às temperaturas elevadas ajudaram a formar nuvens, algumas delas carregadas, que provocaram chuva em alguns pontos”, esclareceu.

O especialista também deu a previsão do tempo para o restante da semana. Até quarta-feira (15/6), as temperaturas mínimas devem variar entre 12 e 15ºC, enquanto as máximas ficarão em torno de 28 a 30ºC. “A partir de quinta, talvez caia para 9 e 10 ºC, a mínima. Mas nada que chame atenção, porque já era o que estava ocorrendo, quando não havia a frente fria", explicou.

Já a umidade relativa do ar, segundo Olívio, deve cair no fim da semana. “Até quarta-feira, a umidade mínima fica entre 30% e 40%, e a máxima 90-95%. Talvez, depois de quinta-feira, ela volte a variar entre 20% e 30%”, concluiu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação