Aulão social

Professores fazem aulão para ajudar pessoas em vulnerabilidade social

Ação também visa prestar suporte pedagógico aos alunos e professores. Aulão ocorreu no começo do mês

Arthur Ribeiro*
postado em 15/06/2022 12:59 / atualizado em 15/06/2022 13:48
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

Ajudar quem precisa e ensinar. Essas são duas premissas da Associação Frente Unida dos Professores do Distrito Federal, que tem promovido o projeto “De Frente com a Aprovação”, um ciclo de aulas beneficentes. A ideia conta com a participação de professores voluntários, que lecionam as lições sem nenhum suporte governamental. Os participantes das aulas doaram R$ 10 ou 1kg de alimento, que serão direcionados para instituições de ajuda a pessoas em vulnerabilidade social.

A Associação — dirigida por cinco diretoras — é a primeira de professores no DF e busca a valorização dos profissionais. Agora, a entidade oferece aulões com preço baixo e usa as contribuições para ajudar quem precisa. As aulas já eram feitas por lives no Instagram (@professores_temporarios), mas a ideia do evento presencial veio com a chegada do frio na cidade, que motivou as docentes a fazer as arrecadações.

A primeira e segunda edição aconteceram em 4 e 5 de junho, respectivamente. Nas ocasiões, mais de 200 pessoas estiveram presentes em Samambaia, palco das aulas. A iniciativa contou com apoio de professores conhecidos da cidade, como Ravan Leão, Rodrigo Francelino, Ronaldo Paiva, Cleber Monteiro, o deputado distrital Reginaldo Veras, Fábio Luz, Gustavo Silva e Rodrigo Rodrigues.

Segundo Bruna Pereira, uma das diretoras gerais, o projeto também nasceu da necessidade de ajudar essas pessoas e para prestar suporte pedagógico aos professores efetivos e temporários para o concurso da Secretaria de Educação e áreas afins.

“É muito gratificante ajudar o próximo. Não podemos mudar o mundo, mas uma pequena parte, sim. Além disso, nossas ações podem influenciar outras pessoas a ajudar o próximo também”, compartilha Leandra Silva, outra diretora geral da entidade.

A próxima edição já está nos planos, mas ainda não tem data marcada. A intenção é trazer o projeto para uma cidade com maior facilidade de acesso para mais pessoas, como Plano Piloto ou Taguatinga.

As arrecadações serão doadas para as instituições Missionários da Luz, Mães Doadoras de Sobradinho, Projeto Social Mobiliza e Vilela 17, todas voltadas para a ajuda de pessoas em situação de vulnerabilidade.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação