Justiça

Justiça aceita denúncia e homem que atropelou crianças vira réu

Caso chocou o Distrito Federal pela gravidade. Ao aceitar a denúncia, a justiça negou o pedido de revogação da prisão preventiva para garantir a ordem pública.

Pablo Giovanni*
postado em 15/06/2022 11:49 / atualizado em 15/06/2022 11:50
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

A Justiça do Distrito Federal aceitou a denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) contra Francisco Manoel da Silva, 53 anos, autor do atropelamento de cinco crianças na tarde de 22 de maio, em Ceilândia. O pedreiro, que não possui carteira de habilitação (CNH) e estava bêbado, tentou fugir do local no dia do ocorrido, mas foi contido e agredido por populares.

A denúncia apresentada pelo MPDFT foi aceita pelo juiz de direito Lucas Sales da Costa, do Tribunal do Júri de Ceilândia e, com isso, Francisco Manoel tornou-se réu. A defesa do pedreiro terá dez dias para apresentar sua defesa no processo. Ainda ao aceitar a denúncia, o magistrado negou o pedido do pedreiro que solicitava a revogação da prisão preventiva.

“Pelo que dos autos consta, o acusado não possui habilitação para dirigir e, além disso, encontrava-se sob a influência de álcool por ocasião dos fatos, vindo a atropelar cinco crianças”, relata. “Indefiro o pedido de revogação de prisão preventiva formulado por Francisco, qualificado, o que faço com fulcro no artigo 312 do Código de Processo Penal, em especial para garantia da ordem pública”, complementa o juiz.

O caso

Francisco Manoel da Silva, 53, atropelou as cinco crianças enquanto esperavam na calçada para atravessar a faixa de pedestres. Policiais militares tiveram que conter a população, que pretendia linchar o motorista. Em exame no Instituto Médico Legal (IML), foi constatada a embriaguez do condutor, que afirmou à polícia ter consumido uma dose de uísque. 

Em audiência de custódia, a juíza Monike de Araújo Cardoso, do Núcleo de Custódia de Ceilândia, converteu em preventiva a prisão de Francisco. Durante o decorrer da audiência, o pedreiro afirmou à magistrada que tem endereço e renda fixa, e que "nunca foi preso na vida".

Ao ler a decisão, contudo, a juíza reiterou que na ficha criminal de Francisco há uma passagem por um outro delito de trânsito, em 2015, quando foi pego dirigindo sem habilitação. Informado sobre a manutenção da prisão, o autor dos atropelamentos não quis se pronunciar, deixando a sala com semblante cabisbaixo. A audiência aconteceu de forma virtual, em 24 de maio.

Alta das crianças

Enquanto chegava no Instituto Abraçando Vidas para visitar o espaço, ainda com a cadeira de rodas, Ana Júlia, 7 anos, foi recebida com emoção por amigos que participam com ela das aulas de karatê. Os colegas comemoravam a sua volta para casa depois de 22 dias de incerteza. Ana Júlia, além de Bruna Raquel, 6 anos, e Sofia Valentina, 4 anos, ficou internada no Hospital de Base e no Hospital de Ceilândia.

Em entrevista ao Correio, Glória Cheila Pereira, avó de três das cinco crianças atropeladas em 22 de maio, revela que as três meninas receberam alta nesta segunda-feira (13/6), por volta das 14h. "Estamos todos felizes. Agora, elas vão continuar o atendimento no hospital, voltando para os especialistas e se recuperando", destaca.

Glória ressalta que contou com a ajuda de muitos amigos e conhecidos. "Ganhamos as cadeiras de rodas das meninas e a cadeira de banho. Todos têm ajudado muito. Principalmente nas orações para que elas ficassem bem. Não tenho dúvidas de que foi Deus que permitiu que elas saíssem todas vivas. Havia muita oração em várias igrejas por elas", afirma.

Agora a família espera pela Justiça. "Ele (o motorista) precisa ficar detido. Foram cinco vidas que ele quase destruiu, de cinco crianças. E elas ainda se lembram do que aconteceu", garante. Todas as crianças já receberam alta e se recuperam em casa.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

  • 14/06/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Crianças atropeladas por motorista bêbado, que ainda estavam internadas receberam alta. Na foto Ana Julia, Bruna Raquel. Ed Alves/CB
  • 14/06/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Crianças atropeladas por motorista bêbado, que ainda estavam internadas receberam alta. Na foto Bruna Raquel, Ana Julia, Dona Gloria Cheila (Avo), Ester Rodrigues e Maria Eduarda. Ed Alves/CB
  • 14/06/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Crianças atropeladas por motorista bêbado, que ainda estavam internadas receberam alta. Na foto Bruna Raquel, Ana Julia, Dona Gloria Cheila (Avo), Ester Rodrigues e Maria Eduarda. Ed Alves/CB

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação