Covid-19

Quarta dose da vacinação para maiores de 40 anos começa com fila no DF

Após liberação nessa quarta-feira (15/6) pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, os adultos nessa faixa etária formaram longas filas na UBS 1 da Asa Sul

Pedro Marra
postado em 16/06/2022 11:04
 (crédito: Pedro Marra/CB/D.A Press)
(crédito: Pedro Marra/CB/D.A Press)

Com a liberação da vacinação contra a covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais, os adultos dessa faixa etária formaram longa fila, na manhã desta quinta-feira (16/6). A fila saiu da UBS 1 da Asa Sul. Mesmo no feriado de Corpus Christi, a adesão foi grande. A unidade básica de saúde recebeu doses da Pfizer, Janssen, Astrazeneca e CoronaVac.

Moradora do Sudoeste, a servidora pública Alessandra Monteiro, 49 anos, conta que ficou animada quando soube, na tarde dessa quarta-feira (15/6), que iria começar a aplicação da segunda dose de reforço para a idade dela. "Tomo os cuidados. Quando estou em ambiente fechado, ponho a máscara. Se eu pegar a covid-19, o que nunca aconteceu, não vou ter um quadro grave da doença", pondera.

Alessandra destaca que, além de se proteger, ela vai poder ter a sensação de segurança com a saúde dos pais, de 72 e 88 anos, com quem mora. "Eles têm comorbidade. Então, estou prevenindo alguma situação de gravidade", opina a servidora pública.

Mãe de Alessandra, a aposentada Maria José Monteiro, 72, que tomou a quarta dose em abril deste ano, é cardíaca, hipertensa e diabética. "Nos dá realmente uma sensação de segurança porque ela sai para trabalhar. Não teremos que ter tanta preocupação agora, além do uso de máscara", argumenta a idosa.

Na publicação de uma rede social, Ibaneis escreveu que a imunização tem contribuído para o retorno das atividades presenciais. "A medida tem nos permitido voltar à normalidade. Confiram os locais de vacinação e vacinem-se", publicou.

  • Fila contorna UBS 1 da Asa Sul na manhã desta quinta (16/6) Pedro Marra/CB/D.A Press
  • Filas marcam primeiro dia de aplicação da quarta dose contra a covid-19 para 40 anos ou mais na UBS 1 da Asa Sul Pedro Marra/CB/D.A Press
  • Moradoras do Sudoeste, a servidora pública Alessandra Monteiro, 49, foi tomar a quarta dose junto da mãe, Maria José Monteiro, 72 Pedro Marra/CB/D.A Press

Para receber a quarta dose, é necessário ter tomado a primeira aplicação de reforço (3ª dose) há, pelo menos, quatro meses. O mesmo vale para quem tomou a vacina e a dose de reforço da Janssen. A aplicação também está disponível para profissionais da saúde.

A quarta dose foi disponibilizada para os habitantes do DF acima de 70 anos em 13 de abril. A faixa foi seguida pela liberação para maiores de 60 anos (6 de maio) e de 50 anos (4 de junho).

De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), tiveram o ciclo vacinal completo 2,4 milhões de pessoas — 84,76% da população. A terceira dose foi aplicada em 1,5 milhão de pessoas, o equivalente a 49,83% da população do DF.

Locais de vacinação no feriado

UBS 1 Asa Sul

Endereço: SGAS 612, das 9h às 17h;

Disponíveis imunizantes contra a covid-19 para a população acima dos 12 anos.

UBS 2 Ceilândia

Endereço: QNN 15 Lote F, das 9h às 17h

Disponíveis imunizantes contra a covid-19 para a população acima dos 12 anos.

UBS 2 Sobradinho 2

Endereço: Rodovia DF 420, Complexo de Saúde, Setor de Mansões, ao lado da UPA Sobradinho;

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação