Pandemia

Taxa de transmissão da covid-19 recua pelo segundo dia no DF

Apesar da queda, taxa de transmissão segue preocupante. O Distrito Federal notificou mais de 6 mil casos positivos para covid-19 nesta quarta-feira (15/6)

Rafaela Martins
postado em 15/06/2022 20:35 / atualizado em 15/06/2022 20:35
Secretaria de Saúde confirmou mais duas mortes nesta quarta-feira (15/6) -  (crédito: Divulgação)
Secretaria de Saúde confirmou mais duas mortes nesta quarta-feira (15/6) - (crédito: Divulgação)

A taxa de transmissão do novo coronavírus recuou pelo segundo dia seguido no Distrito Federal após sucessivos aumentos. De acordo com o Boletim epidemiológico — documento publicado pela Secretaria de Saúde — o índice está em 1,78 nesta quarta-feira (15/6). Na terça-feira (14/6) a taxa de transmissão indicava 1,83.

Apesar da queda, o valor não está de acordo com o índice considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde (OMS) — abaixo de 1. Neste momento, o índice demonstra que um grupo de 100 pessoas podem infectar outras 178, cenário este, descontrolado para os brasilienses.

Além disso, a capital federal confirmou mais 6.305 casos positivos para a covid-19 nas últimas 24 horas. Em comparação aos infectados na terça-feira, isso representa um aumento de 2.903 diagnósticos. Desde o início da pandemia, 759.330 pessoas foram diagnosticadas com o vírus.

Óbitos

A Secretaria de Saúde (SES-DF) confirmou mais duas mortes nesta quarta-feira (15/6). Uma vítima era do sexo feminino e a outra do sexo masculino. Além disso, eles tinham entre 70 e 79, residiam no Distrito Federal e possuíam comorbidades como distúrbios metabólicos e cardiopatia. Com as atualizações do boletim diário, o total de vidas perdidas desde o início da pandemia subiu para 11.704.

Em relação às médias móveis — levantamento feito pelo Correio — a de infecções chegou a 5.461, o que representa um aumento de 191% em relação a 14 dias atrás. Já a média móvel de óbitos está em 1,6, o que demonstra um aumento de 300% na comparação com o cálculo de 14 dias atrás.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação