Mesmo com o ponto facultativo desta sexta-feira — com decreto assinado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha —, a população do Distrito Federal vai poder usar serviços públicos, entrar em parques, centros culturais e acionar forças de segurança. O Correio preparou uma lista do que abre e do que fecha o feriado prolongado de Corpus Christi. Assim como ontem, o Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) informou que o comércio pode abrir normalmente.
Os trens da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) circularão normalmente. De quinta-feira a sábado, operam das 5h30 às 23h30. No domingo, das 7h às 19h. Nesta sexta-feira, os ônibus circulam com tabela normal de dia útil. Mas, como será ponto facultativo para os servidores do GDF, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) autorizou a flexibilização da operação das linhas que atendem a Esplanada dos Ministérios, com possibilidade de redução da oferta conforme a demanda. Confira abaixo o guia com o horário de funcionamento desses e outros serviços.
Comércio
O Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) informou que o comércio de rua e de shoppings do DF está autorizado a funcionar nesta sexta-feira.
Parques
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) informou que todos os parques ecológicos, administrados pelo órgão, abrem normalmente hoje, no sábado e domingo.
Ônibus
Vão circular com tabela normal de dia útil. Com possível redução da frota na Esplanada dos Ministérios. Os passageiros podem conferir os horários das viagens dos ônibus por meio do site www.dfnoponto.semob.df.gov.br.
Metrô
Quinta-feira e sábado: das 5h30 às 23h30
Sexta e domingo: das 7h às 19h
Corpo de Bombeiros
Haverá regime de escalas de 24 horas, sem interrupção, atendendo a emergências. Para grandes demandas, o CBMDF abriu inscrições de serviços voluntários com remuneração para bombeiros atuarem.
Polícia Militar
Funcionamento 24 horas por dia de forma ininterrupta, incluindo fins de semana e feriados.
Polícia Civil
As delegacias circunscricionais da Polícia Civil (PCDF), além das delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) e da Criança e do Adolescente, funcionam em regime de plantão ininterrupto de 24 horas. O mesmo vale para a delegacia eletrônica da PCDF.
Detran-DF
Conforme o decreto nº 43.442, de 7 de janeiro de 2022, todas as unidades do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) vão fechar e não haverá atendimento presencial.
Os servidores que atuam na engenharia e fiscalização de trânsito trabalham normalmente em regime de escala. Os serviços on-line, disponíveis por meio do aplicativo e do portal de serviços do Detran-DF, funcionarão normalmente.
Restaurantes Comunitários
Sexta-feira e sábado: 11h às 14h.
Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop)
Abrem normalmente das 7h às 18h
Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
Sexta-feira: a partir das 8h
Centro Cultural Três Poderes e Espaço Oscar Niemeyer
Quinta-feira: 9h às 17h
Sexta-feira: 9h às 18h
Concha Acústica
Quinta-feira a domingo: 10h às 17h (com visitas guiadas)
Espaço Cultural Renato Russo
Sexta-feira: 10h às 20h (gibiteca e biblioteca, das 10h às 20h)
Sábado: 10h às 20h (gibiteca e biblioteca das 10h às 17h)
Domingo: 10h às 20h (gibiteca e biblioteca de 10h às 17h)
Museu de Arte de Brasília
Quinta-feira a domingo: 10h às 19h
Museu do Catetinho
Quinta-feira a domingo: 9h às 17h
Museu Nacional da República
Quinta-feira a domingo: 9h às 18h30
Museu Vivo da Memória Candanga
Quinta-feira a sábado: 9h às 17h
Domingo: fechado
Biblioteca Nacional de Brasília
Sexta-feira: 8h às 20h
Sábado e domingo: 8h às 14h
Procon-DF
Hoje, somente a sede do Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), localizada no Venâncio Shopping, funciona normalmente das 8h às 17h. O restante fica fechado.
Na Hora
Unidades fechadas de sexta-feira a domingo.
Caesb
Não haverá expediente na quinta e sexta-feira. Mas, as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão.
Defesa Civil
Atendimento em regime de plantão. A Defesa Civil mantém equipes de técnicos plantonistas todos os dias, durante 24 horas. O cidadão também pode acionar o órgão pelos telefones 193 ou 199.
Zoológico de Brasília
Funciona normalmente das 8h30 às 17h.
Neoenergia
De sexta-feira a domingo, 540 profissionais atuarão, tanto no Centro de Operações Integradas (COI) quanto nas ruas, para o atendimento a ocorrências pelo DF.
As lojas de atendimento (Lago Sul, Paranoá, Planaltina, Samambaia e São Sebastião) funcionam das 9h às 17h. A agência móvel do Guará funcionarão normalmente na sexta-feira, das 9h às 17h. A loja de atendimento de Taguatinga estará fechada para melhorias.
Os canais de atendimento virtuais da companhia seguem disponíveis 24h por dia, e estarão preparados para prestar orientações, registro e atendimento dos serviços da distribuidora.
Conselhos tutelares e Centro Integrado 18 de Maio
As unidades do Conselho Tutelar estarão fechadas quinta e sexta-feira. Demandas urgentes poderão ser registradas pelo telefone 125, da Coordenação do Sistema de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca). O mesmo ocorre com o Centro Integrado 18 de maio, que funcionará em regime de plantão pelo telefone (61) 98314-0636, das 8h às 20h.
Pró-Vítima
Os núcleos do programa Pró-Vítima funcionarão apenas em regime de plantão na quinta e na sexta, pelo telefone (61) 98314-0613.
BRB
Na sexta (16/06), as agências abrem normalmente, das 11h às 16h. As unidades localizadas em órgãos públicos funcionam de 12h às 17h.
DF Legal
Os núcleos de atendimento ao cidadão estarão fechados, e voltam a funcionar na segunda-feira (20/6). Mas as equipes de fiscalização nas ruas ainda receberão denúncias pelo telefone 162 e pela Ouvidoria.
Saiba Mais
- Cidades DF Preso homem que matou adolescente após descontrole com problema em carro
- Cidades DF Suspeito de cometer homicídio em abril é preso pela PRF em Ceilândia
- Cidades DF Taxa de transmissão da covid-19 recua pelo segundo dia no DF
- Cidades DF Incêndio atinge galpões no Lago Norte nesta quarta-feira (15/6)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.