Festa de Corpus Christi retorna à Esplanada com tapete de 130 metros

Celebração da Eucaristia volta a ocorrer na Esplanada dos Ministérios após dois anos de pandemia da covid-19. Ao todo, 23 pastorais fazem os desenhos do tapete

Pedro Marra
postado em 16/06/2022 12:59 / atualizado em 19/06/2022 15:56
 (crédito: Pedro Marra/CB/D.A Press)
(crédito: Pedro Marra/CB/D.A Press)

Após dois anos parada por conta da pandemia da covid-19, a tradicional festa de Corpus Christi da Arquidiocese de Brasília retorna à Esplanada dos Ministérios. Apesar da volta, as  celebrações ainda estão reduzidas por conta da condição sanitária. São esperados cerca de 60 mil católicos para a manifestação de fé na Eucaristia.

Às 7h, o padre Paulo Renato, pároco da Catedral de Brasília, começou a oração com os jovens dando abertura à confecção do tradicional tapete, por onde passará o Santíssimo Sacramento na procissão. Às 8h, foi aberta a praça de alimentação com lanches e almoço.

Ao longo dos 130 metros do tapete com desenhos feitos com areia, tinta, flores e sal, um dos grupos que montava o quadro na grama da Esplanada era a Pastoral do Surdo de Brasília, vinda do Instituto Nossa Senhora do Brasil (Inoseb), da 715/914 Sul.

Integrante do grupo desde 1997, o morador de Águas Claras e digitalizador Elevânio Marcos da Silva Souza, 45, ajudou no desenho que celebra os 40 anos da pastoral, completados em fevereiro deste ano. "É a festa do corpo de Cristo, trabalha a nossa espiritualidade, e a gente sente esse desejo de estar aqui nessa interação com os surdos e ouvintes com todo mundo animado", vibra.

Morador de Águas Claras, o digitalizador Elevânio Marcos da Silva Souza, 45, ajuda na confecção dos tapetes desde 1997
Morador de Águas Claras, o digitalizador Elevânio Marcos da Silva Souza, 45, ajuda na confecção dos tapetes desde 1997 (foto: Pedro Marra/CB/D.A Press)

Junto da equipe há 29 anos, a intérprete de Libras da pastoral, Esmeralda Castro, emociona-se ao mencionar que a relação com o filho Júlio César levou-a ao grupo, em fevereiro de 1993. "Quando chegamos a Brasília de Dom Pedro, interior do Maranhão, pensei que iria usar Libras em casa com ele. Logo em seguida, em fevereiro 1994, conhecemos a pastoral, sala de catequese e interpretando missas. Deus foi me levando até aqui", conta Esmeralda.

Esmeralda Castro, intérprete de libras da Pastoral do Surdo de Brasília, coordenadora grupo na confecção do tapete na festa de Corpus Christi
Esmeralda Castro, intérprete de libras da Pastoral do Surdo de Brasília, coordenadora grupo na confecção do tapete na festa de Corpus Christi (foto: Pedro Marra/CB/D.A Press)


Os festejos que acontecem em Brasília desde 1961 e na Esplanada dos Ministérios desde 1978 estão sendo organizados, este ano, pela Comissão de Corpus Christi, coordenada pelos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) da Arquidiocese.

Grupo de jovens estreia na confecção do tapete

A festa é antiga, mas também há novatos, como é o caso do grupo de 16 jovens da Paróquia São José, do Lúcio Costa. Eles fazem o desenho de um cálice levantado por um padre de um mosteiro durante um retiro feito no mês passado, na chácara da igreja, em Padre Bernardo (GO), no Entorno do DF.

Coordenador do grupo, o estudante de matemática Victor Theodoro, 21, explica que a inspiração do desenho vem da posição de mão detalhada do padre. "Isso marcou muito a gente vendo a missa celebrada por três dias. E quando fomos discutir a ideia do desenho, por que não fazer a mão do padre Samuel (segurando o cálice)", recorda o morador do Guará.

Coordenador da Paróquia São José, do Lúcio Costa, Victor Theodoro, 21, estudante de matemática, faz desenho em tapete na festa de Corpus Christi
Coordenador da Paróquia São José, do Lúcio Costa, Victor Theodoro, 21, estudante de matemática, faz desenho em tapete na festa de Corpus Christi (foto: Pedro Marra/CB/D.A Press)

Victor acrescenta que o grupo teve auxílio do pároco da igreja e demais líderes religiosos do evento para elaborar o desenho pela primeira vez. "Está sendo muito gratificante estar aqui, onde estamos fazendo o molde desenhado para facilitar o restante, com palha e tinta, para a gente terminar um pouco antes do combinado", conclui o jovem.

Programe-se 

Durante a tarde, terá atendimento de confissão às 15h. A animação preparatória para a Santa Missa no palco começa às 16h. Às 16h45, ocorre a procissão de entrada da Missa com todo o clero de Brasília e o arcebispo, Dom Paulo Cezar Costa. Às 17h será iniciada a Missa no Altar montado no gramado da Esplanada dos Ministérios, no quadrante próximo à Catedral.

Ao final da Santa Missa, terá a tradicional procissão com o mar de velas para honrar o Santíssimo Sacramento, que percorrerá a Esplanada no papamóvel utilizado na visita de São João Paulo II a Brasília. Na procissão, o Arcebispo dará três bênçãos com o Santíssimo Sacramento: aos enfermos, aos governantes e às famílias.

  • Após a benção do padre, houve a abertura da confecção do tradicional tapete por onde passará o Santíssimo Sacramento na procissão Pedro Marra/CB/D.A Press
  • Às 8h, foi aberta a praça de alimentação com lanches e almoço no cardápio Pedro Marra/CB/D.A Press
  • Às 7h, o padre Paulo Renato, pároco da Catedral de Brasília, começou a oração com os jovens Pedro Marra/CB/D.A Press
  • Morador de Águas Claras, o digitalizador Elevânio Marcos da Silva Souza, 45, ajuda na confecção dos tapetes desde 1997 Pedro Marra/CB/D.A Press
  • Esmeralda Castro, intérprete de libras da Pastoral do Surdo de Brasília, coordenadora grupo na confecção do tapete na festa de Corpus Christi Pedro Marra/CB/D.A Press
  • Esmeralda Castro, intérprete de libras da Pastoral do Surdo de Brasília, coordenadora grupo na confecção do tapete na festa de Corpus Christi Pedro Marra/CB/D.A Press
  • Grupo de jovens da Paróquia São José, do Lúcio Costa, faz desenho de cálice no tapete da festa de Corpus Christi Pedro Marra/CB/D.A Press
  • São esperados cerca de 60 mil católicos para a manifestação de fé na Eucaristia Pedro Marra/CB/D.A Press
  • Grupo de jovens da Paróquia São José, do Lúcio Costa, faz desenho de cálice no tapete da festa de Corpus Christi Pedro Marra/CB/D.A Press

Confira os horários 

6h às 12h – Confecção dos tapetes e preparação do Altar, capelas e sacristias; 
15h às 17hs – Confissões; 
16h – Início da animação e louvores; 
16h45 – Início da Procissão de entrada saindo da Catedral; 
17h – Início da Santa Missa; 
18h30 – Início da Procissão com o Santíssimo; e 
20h – Encerramento. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação